Macaé Ativa recebe mil pessoas no Aeroporto

20/05/2008 09:47:35 - Jornalista: Waleska Freire

A comunidade do bairro Aeroporto viveu um sábado (17) diferente no último final de semana. A praça principal do bairro recebeu a primeira edição do programa Macaé Ativa, desenvolvido pela prefeitura a partir de emenda orçamentária aprovada pela Câmara de Vereadores. Cerca de mil pessoas passaram pelo evento das 10h às 19h. Atividades culturais, esportivas, informativas e de entretenimento foram oferecidas para promoção da inclusão social e a conscientização da preservação da vida.

A coordenadora do Macaé Ativa, Ivana Mussi, avaliou a primeira edição do projeto, agradeceu o apoio do prefeito Riverton Mussi e anunciou a realização de mais quatro Macaé Ativa este ano. “Foi ótimo o Macaé Ativa no Aeroporto e os outros serão ainda melhores. Algumas ações serão acrescentadas e outras aprimoradas", disse.

O próximo bairro contemplado deverá ser a Barra, seguido da Aroeira. "Foi previsto no orçamento municipal o projeto Tendas Culturais, de minha autoria. Com a união das secretarias e programas este projeto de Lei se transformou no Macaé Ativa", explicou a vereadora Marilena Garcia.

O grupo de capoeira do programa Art Luz formado por alunos e professores do bairro fez a abertura do evento com apresentações de diversos números. Paralelamente, profissionais da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) desenvolviam atividades físicas de handball, vôlei e futsal. As crianças se divertiram no tênis de mesa, tobogã inflável e na cama elástica (pula-pula). "Macaé Ativa promove a cidadania com informações, atividades físicas e ações importantes para a comunidade", disse o presidente da Fesporte, Alex Moraes.

Á tarde, se apresentaram os alunos e professores de hip-hop (dança de rua), balé e jazz, seguida de uma mostra do trabalho em grafite com a confecção ao vivo de um quadro. A participação do programa Art Luz foi encerrada com um show da banda composta pelos alunos de percussão. A coordenadora do Art Luz, Ângela Terra, destacou que todos os participantes eram moradores do Aeroporto.

A Defesa Civil fez demonstrações de como prevenir acidentes com botijão de gás, como agir em caso de incêndio, entre outras informações visando à preservação da vida. Pipoca de graça garantiu a alegria da garotada no final do dia durante a aula de teatro do grupo Acto com a apresentação e incentivo de novos talentos e exibição do filme Romeu e Julieta. O projeto está sendo desenvolvido pela Fesporte, Secretaria Municipal Especial de Cultura, Esporte e Turismo, Defesa Civil, grupo Acto e programa Art Luz.