Macaé Centro sedia a quarta edição da Femacti

23/09/2008 11:16:54 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Maior evento de ciências do Estado do Rio de Janeiro, a Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti) começa nesta quarta-feira (24), às 9h, terminando às 17h. Já na quinta-feira (25), a Femacti vai até às 16h. A organização espera que cerca de dez mil pessoas visitem a feira. Segundo o organizador, Marcelo Machado, os trabalhos expostos envolverão instituições de ensino das redes particular, municipal, estadual e federal. A prefeitura de Macaé apóia o evento, que acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

A Femacti também reunirá trabalhos de alunos de escolas de outros municípios. O evento tem entrada franca.

Uma das escolas que estarão nesta quarta edição da Femacti será a Alfa. O sexto ano organizou o trabalho “Montagem de Foguete de Curto Alcance”. Ele vai mostrar os efeitos de ação e reação da Lei de Newton e trabalhará a temática da gravidade, uma vez que a velocidade faz o foguete vencer a força gravitacional. O trabalho em questão foi desenvolvido por três alunos.

As idéias e os pensamentos criativos de estudantes macaenses – e também de outras cidades – serão testados na Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti). No evento, haverá palestras sobre Darwin e Investimento; Planeta Móvel, quando pessoas poderão contemplar astros em local apropriado com iluminação e sonorização; torneio de Xadrez e concurso Soletrar. Na edição do ano passado, 8,5 mil pessoas visitaram a feira para ver de perto a mostra do conhecimento e da cultura científica dos alunos, matriculados do sexto ao nono anos e no Ensino Médio.

Entre os trabalhos a serem apresentados, constam os do Colégio Municipal Ivete Santana de Aguiar, localizado no distrito do Frade. Os temas “Tratamento da Água”, “Pressão de Oxigênio”, “Ciclo da Água”, “Como é um Vulcão?”, “Como Funciona uma Célula?”, “Análises do DNA da Boca e da Cebola”, “Sistemas Elétricos” e “Formas de Calor” foram escolhidos por alunos daquela instituição de ensino.