Macaé Cidadão: atenção à comunidade macaense

28/08/2009 10:38:22 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Pesquisas e palestras para disseminar conceitos de cidadania são algumas das ações do programa Macaé Cidadão

O Programa Macaé Cidadão da prefeitura de Macaé proporciona a aproximação entre o governo municipal e a população, que tem papel ativo na administração. O programa tem colaborado para as pessoas atuarem como agentes em prol da cidadania, inclusive reivindicando seus direitos. De acordo com sua coordenadora, Amélia Augusta Guedes, o Macaé Cidadão vai ao encontro da população em todos os lugares, até mesmo em fazendas do interior do município.

Atualmente, pesquisas sobre infra-estrutura das ruas e a respeito de linhas de ônibus, além do projeto Educando na Cidadania, estão sendo realizados pelo Macaé Cidadão. Nas pesquisa sobre infra-estrutura, busca-se conhecer a opinião da população sobre as condições de limpeza das vias e dos terrenos baldios.

Pesquisas

Na pesquisa sobre as linhas de ônibus, os pesquisadores perguntam a moradores e presidentes de associações sobre o que diz o itinerário ideal referente ao transporte público dentro da cidade de Macaé.

Segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, o objetivo das pesquisas é avaliar e apresentar aos órgãos públicos municipais, principalmente à Câmara Permanente de Gestão, a real situação dos espaços públicos do município, em nível de logradouros e seu estado de conservação.

- A pesquisa é uma ferramenta de extrema relevância que serve de subsídio no que diz respeito às ações desenvolvidas, bem como na elaboração de novos planos de ação, a fim de promover a qualidade de vida da população de Macaé, salienta ela.

Educando na Cidadania

O Projeto Educando na Cidadania tem como foco o envolvimento de alunos, professores, equipes de apoio das escolas, diretores, pais e demais membros da comunidade educativa na discussão sobre cidadania. “O projeto tem a participação de 12 escolas da rede pública de ensino. São mais de mil alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos”, diz a coordenadora.

Amélia acrescenta que, entre os encontros temáticos, são debatidos temas como sexualidade, exclusão social, drogas e violência. Em 2009, o tema escolhido é “Vida em Sociedade – Respeitando as Diferenças”.

Avaliação

Os coletores de informações do programa fazem o perfil e o levantamento dos anseios da família macaense. Características de cada domicílio, situação dos moradores em relação à educação, saúde, meio ambiente, saneamento, esporte, lazer, promoção social, atividades ocupacionais e outras são avaliadas.

- Os pesquisadores também põem em prática o projeto SOS Cidadão, que acontece paralelamente à pesquisa domiciliar. Nele, os coletores de informação procuram identificar situações emergenciais que o morador possa estar passando naquele momento. Por exemplo, um doente em fase crítica é encaminhado a hospitais e médicos ou ainda à secretaria de Saúde, que tomará as devidas providências – explica Amélia.

Além disso, o programa Macaé Cidadão ouve a população sobre quesitos como: “orientações, questionamentos e visões críticas, que são devidamente estimuladas ao cidadão que participa das ações da prefeitura”, conta Amélia. Ela cita como exemplo os cursos que os entrevistados apontam como importantes. Entre os cursos oferecidos pela Coordenadora à comunidade, encontram-se o de Cuidador de Crianças e de Idosos e o de empregado doméstico.

Também faz parte do Programa Macaé Cidadão o projeto “Mapeamento Sócio-Cultural de Macaé”. Seu objetivo é retratar o município a partir de uma análise sociológica da pesquisa domiciliar do Programa Macaé Cidadão, segundo temas relevantes. O projeto já resultou na elaboração de três livros feitos por sociólogos. São eles: “Cidadania em Construção”, “Exclusão Étnico-Racial – Um Mapeamento das Desigualdades Étnico-Raciais no município de Macaé” e “Exclusão Social e Desenvolvimento Humano em Macaé”. Além disso, existem outros dois livros feitos por estudantes de Macaé e uma revista do Programa.