Macaé Cidadão capacita profissionais para cuidar de idosos

28/06/2007 14:50:53 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Desde o dia 25 de maio, profissionais da saúde estão num processo de capacitação para cuidar de idosos. O Curso de Formação de Cuidadores de Idoso é oferecido pela coordenadoria do Programa Macaé Cidadão com aulas previstas até o dia 28 de agosto. Esta é a primeira vez que o curso é realizado em Macaé.

As aulas são ministradas as terças e quintas-feiras, na Escola Municipal Maria Izabel Damasceno Simão. Nesta semana, a fisioterapeuta Sabrina Santos Vahia repassou alguns conhecimentos sobre massagem e exercícios para evitar pequenas atrofias, além de orientar os alunos sobre como prevenir quedas e, os cuidados especiais sobre o risco de fraturas.

Na próxima semana, a enfermeira Norma Lúcia lima Aguiar abordará os cuidados higiênicos (com foco nas continências urinarias e fecais). Em sua segunda aula, a enfermeira falará sobre administração de medicamentos e os cuidados necessários para tratamentos médicos prescritos.

O cuidador de idoso é uma ocupação reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações. Por isso, diz a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, é importante estabelecer um curso com estrutura e duração adequadas para a qualificação de profissionais que tenham perfil e competência necessários para desempenhar este papel.

- O curso é uma contribuição para que o envelhecimento seja um processo bem-sucedido e os idosos sejam dignamente assistidos e cuidados. Segundo dados da última pesquisa domiciliar realizada pelo Macaé Cidadão (2001-2003) 48,5% dos idosos têm problemas crônicos de saúde e 5,2% algum tipo de deficiência física ou mental, ou seja, idosos dependentes que necessitam de cuidados especializados - resume a coordenadora do Macaé Cidadão.