Macaé Cidadão dá início ao Educando na Cidadania 2009

17/04/2009 10:31:30 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Luiz Bispo

Projeto começa em 2009 com força total

Profissionais do Programa Macaé Cidadão deram início aos preparativos do projeto Educando na Cidadania – 2009. Houve reunião entre eles e diretores de 12 instituições de ensino do município de Macaé, nesta semana, no Paço Municipal, onde foi tratada a proposta do Educando na Cidadania para este ano: “Vida em Sociedade, Respeitando as Diferenças”.

A coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, ressalta que haverá encontros temáticos, palestras, seminários e reuniões com o objetivo principal de trabalhar com a questão: “Família, Escola e Grupo Social”.

- Além do mais, promoveremos construção de uma consciência ecológica, quando atingiremos um público-alvo, composto por cerca de dois mil estudantes, devidamente orientados a respeito de conteúdos, dados e informações sobre direitos humanos e cidadania – acrescenta a coordenadora do Macaé Cidadão.

O projeto Educando na Cidadania termina suas atividades em novembro, com culminância no Teatro Municipal. No ano passado, houve a edição de um livro contendo 72 redações de estudantes macaenses sobre “Cultura da Paz”.

Para a diretora do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, Maria Consuelo Ribeiro, o Educando na Cidadania é muito interessante porque ajuda inúmeros estudantes a estarem centrados em valores imprescindíveis para enfatizar questões referentes a setores humanos, sociais e culturais, inseridos em suas realidades.

Educando na Cidadania

Disseminação de conceitos de cidadania entre jovens estudantes de instituições de ensino de Macaé. Este é o objetivo do projeto Educando na Cidadania, organizado por profissionais da Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão há cinco anos. O público alvo é composto por estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Médio, além de estudantes do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA).

- Anos atrás esse termo “cidadania” era usado apenas para quem tinha Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade. Atualmente, o cidadão pleno de conhecimento de seus direitos, que luta por justiça, comprometido com a comunidade e que assume seu dever com a humanidade e com a qualidade de vida no planeta é um agente que agrega valor à sociedade. O mundo necessita de seres pensantes, críticos e que tenham participação e consciência clara sobre cidadania – diz a coordenadora do Programa, Amélia Guedes.

No tema do ano passado, por exemplo, o Macaé Cidadão procurou trabalhar com anseios, desejos e motivações, de adolescentes e jovens, despertando-lhes sobre o verdadeiro papel do cidadão na sociedade, dando maior visibilidade ao tema “Juventude e Cultura”.

Outra meta do projeto é levantar questões sobre formação e cidadania, propagando a reflexão e contribuindo com o trabalho dos professores dentro de sala de aula. Além disso, as atividades visam conscientizar o público alvo de seu papel ativo para produzir cultura e mudar a sociedade.