Macaé Cidadão inicia em setembro curso de Cuidador de Crianças

01/09/2008 16:14:06 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Continuam abertas as inscrições para o curso gratuito de Cuidador de Crianças promovido pela prefeitura, por meio da Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão. Ao todo, são 80 vagas que estão sendo oferecidas. O curso destina-se à qualificação de cuidadores de crianças de berçário, educação infantil, ala infantil de unidades de saúde e creches.

As aulas começarão neste mês de setembro. Esta é a oitava edição do curso em Macaé. O local das inscrições fica na Avenida Papa João XXIII 175, Imbetiba. Mais informações pelos telefones 2757-2408 ou 2772-2295. As inscrições acontecem entre 10h e 17h. Serão duas aulas por semana. A duração tem uma média de dois a três meses. O local do curso ainda será definido pela organização do Programa Macaé Cidadão

Para matricular-se no curso de Cuidador de Crianças é necessário ensino fundamental completo ou a 8ª série (9º ano). Segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, diante do crescimento populacional da cidade e do incremento da inserção de mulheres no mercado de trabalho, os conteúdos do Cuidador de Crianças tornam-se necessários.

A importância da realização desse curso originou-se por meio da pesquisa domiciliar, na qual foram mostrados perfil e anseios da família macaense. Na ocasião foi averiguada a demanda para realizar tais aulas, cujo objetivo é capacitar pessoas que desejam atuar no universo infantil.

Como é o curso de cuidador de crianças

No curso, acontecem aulas teóricas e práticas, além de apoio de equipe de profissionais que atuam em conjunto (multidisciplinar). Uma nutricionista mostra a alimentação infantil ideal e a importância do aleitamento materno; enfermeiro trata dos primeiros socorros e das principais demandas de problemas de saúde com as crianças; psicólogo desenvolve atividades referentes à afetividade das crianças.

Além disso, profissional de Recursos Humanos vai refletir sobre a empregabilidade e o mundo do trabalho, onde o cuidador de criança poderá atuar. Já um pedagogo trabalhará acerca da importância dos brinquedos educativos e das brincadeiras em prol do desenvolvimento do público alvo.

Também darão aulas um contador de histórias, que vai trabalhar com a importância das histórias para o imaginário infantil, um odontopediatra, que falará a respeito da prevenção às cáries e higiene bucal, além de um musicoterapeuta, que vai desenvolver habilidades e conhecimentos sobre o universo sonoro nos primeiros anos de vida.

Já o profissional de Educação Inclusiva quebrará os paradigmas e eliminará os estigmas no referente à exclusão de crianças especiais nas escolas e na sociedade. Trabalho laboral com atividades corporais lúdicas será enfatizado por um psicomotricista, enquanto um advogado explicará temas sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a respeito de adoção. Um pediatra também dará aulas no curso Cuidador de Crianças.

Em setembro do ano passado, a pedagoga Ilza Medeiros Machado fez o curso. Ela trabalha na escola inclusiva Sentrinho. “O curso abrange muitas áreas, sendo interessante, inclusive, para os que estão fora do setor de Educação, pois agrega muito valor de uma forma geral. Mas, para meu trabalho, é muito importante também”, finaliza.