Macaé comemora cinco anos da Patrulha Maria da Penha

10/05/2022 19:43:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno e Thiago Gadelha

Para comemorar a data foram realizadas palestras e apresentação dos atendimentos realizados

A Patrulha Maria da Penha da Secretaria de Ordem Pública comemorou cinco anos de existência. Para lembrar a data, foi realizada nesta segunda-feira (9), uma capacitação para equipe e apresentação de palestras. A programação também aconteceu nesta terça-feira (10), no auditório do Bloco B, da Cidade Universitária, quando foram apresentados dados estatísticos do desempenho dos profissionais.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende esteve presente nesta quarta e destacou o importante trabalho realizado pelas equipes. "Da parte do governo, fica aqui todo o nosso apoio a este belíssimo trabalho em proteção à mulher e à família", afirmou.

A primeira-dama do município, Quelen Rezende também participou do evento e destacou a atuação dos profissionais que se dedicam na proteção das mulheres vítimas de violência. "É um privilégio estar comemorando os cinco anos da Patrulha Maria da Penha de Macaé. A unidade faz um trabalho lindo de acolhimento e merece toda nossa gratidão. Gostaria de parabenizar a Laila e toda sua equipe que se empenha todos os dias para que a mulher esteja protegida de seu agressor", frisou.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Laila Bastos, explicou que, atualmente, são 19 patrulheiros que se dividem em cinco plantões, além de quatro que realizam o trabalho administrativo. A programação para o grupo contou com palestra do professor de psicologia da Estácio de Sá, Domingos Izidório, e da advogada Elana Pacheco, que trabalhou no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

"O objetivo do encontro é trocar informações para que possamos atender melhor os nossos munícipes, a equipe sempre tem a aprender no desempenho dos atendimentos. O número de denúncias de violência contra a mulher tem crescido bastante, o que mostra que as mulheres estão com mais coragem para denunciar seus agressores", disse.

O encontro contou com a presença de guardas municipais de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Búzios e da cidade de Anchieta, no Espírito Santo.

A Patrulha Maria da Penha funciona na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro. Denúncias e informações por meio dos telefones: 0800-2822108 e (22) 99826-6263.
Patrulha Maria da Penha - O programa foi instituído pela lei 4.350, em 8 de março de 2017. O objetivo é fiscalizar e monitorar as determinações judiciais, garantindo a efetivação da lei e, assim, colaborar para a diminuição da violência contra a mulher.

O primeiro acolhimento é realizado, normalmente, na delegacia. Depois, caso a vítima concorde, institui-se a medida protetiva, com monitoramento do local indicado. A ideia é saber se o agressor aproximou-se, além do envio de relatório ao juiz. A ação tem validade de 120 dias e pode ser prorrogada.