Macaé comemora Dia do Idoso com balanço das ações e atendimento à pessoa idosa

01/10/2008 15:58:02 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a secretária Executiva dos Direitos do Idoso, Cátia Crespo, afirma que “a população idosa de Macaé é bem assistida pela administração pública, a qual sempre destinou muita atenção”. Demonstrando comprometimento com esta parcela da população, que segundo o IBGE é de aproximadamente 11.791 idosos, a Prefeitura de Macaé criou em julho de 2007 a Secretaria Executiva dos Direitos do Idoso, responsável pela execução do Programa Valorização do Idoso.

Desde 2005, a Prefeitura de Macaé implementa ações à população idosa. São programas sócio-culturais que vêm fazendo toda a diferença. Através da secretaria, que funciona na Rua Francisco Portela, nº 444, Centro, são realizadas atividades como Projeto Plantão Assistencial para o Idoso, oferecendo atendimento com serviço social, jurídico e psicológico; Projeto de Conscientização e Divulgação da Política Pública voltada para o idoso através de campanhas de conscientização como “O Idoso tem direitos a ter direitos”, para divulgação do Estatuto do Idoso; “Idoso no Lar”, para conscientização da família no cuidado dos seus idosos; “Idoso no Lar vai à Escola”, com trabalho de base na educação, conscientizando as crianças para respeitar e cuidar dos seus idosos; e “Mudando de Ótica”, contra discriminação social do idoso.

Com a intenção de garantir ocupação, a Secretaria Executiva dos Direitos do Idoso realiza projetos de Capacitação em Artesanato; Teatro; Cartilha Infantil e de atendimento ao idoso carente acamado. O órgão municipal atende a 2.103 idosos que são assistidos integralmente pela equipe multidisciplinar. De janeiro a setembro de 2008 foram realizados 468 atendimentos jurídicos; 420 atendimentos sociais; 500 atendimentos psicológicos; cadastrados 350 idosos no Passe Social; e 360 emissões de Carteiras Interestaduais.

Na administração municipal existem vários programas destinados aos idosos: Benefício de Prestação Continuada (BPC); Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes; Centro de Referência ao Diabético; Programa de Integração, Lazer e Cultura; Programas na Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (caminhadas, olimpíadas e Movimentando sua Manhã); CEMEAS; Programa Macaé Cidadão (curso cuidadores de idoso) e Programa da Guarda Sênior (Guarda Municipal).

Para a secretária Cátia Crespo, envelhecer em Macaé é um privilégio.

- Em nosso município o idoso é respeitado em sua totalidade com as peculiaridades desta faixa etária, tendo a sua disposição diversos programas na área de assistência, saúde e lazer promovendo melhor qualidade de vida – concluiu.