Macaé comemora Dia Internacional da Mulher (2005)

08/03/2005 17:49:00 - Jornalista: Equipe Secom


Em Macaé, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com muitas atividades, que movimentaram a Praça Washington Luis durante todo dia. A abertura oficial contou com a presença da primeira dama, Márcia Moraes, do vice-prefeito, Carlos Augusto de Paula, sua esposa, Rosana Miranda e da coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza.



Durante a solenidade, foi feita a posse dos novos membros do Conselho dos Direitos da Mulher (CONDIM). Representanto o prefeito Riverton Mussi, que está em Brasília, o vice-prefeito Carlos Augusto de Paula lembrou a frase do senador Nelson Carneiro que costumava dizer “Quem não tem uma grande mulher”. De Brasília, o prefeito enviou mensagem parabenizando todas as mulheres pelo seu dia. Na mensagem o prefeito destacou a importância cada vez maior do papel da mulher na sociedade e afirmou ainda que o atendimento à mulher em todas as áreas é uma das prioridades de seu governo.



A primeira dama lembrou que a data foi escolhida diante de uma tragédia em que morreram queimadas 127 mulheres que reivindicavam seus direitos trabalhistas, em 1857. “O mais importante que diante de tantas atribuições do dia a dia, a mulher nunca deve perder sua essência”, disse. A coordenadora Vânia Deveza ressaltou que a Coordenadora dos Direito da Mulher foi criada pelo prefeito para propor, coordenar e acompanhar todas as ações que estarão sendo realizadas para as mulheres macaenses.



Ações – As atividades promovidas pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher em parceria com todas as Secretarias atraíram centenas de mulheres de todas as idades e contaram também com a participação e entusiasmo dos homens. Para promover a auto-estima da mulher, fazendo com que ela confie mais em si mesma, busque a satisfação na vida, tenha e use um tempo para lazer e cuidados com o corpo, foram disponibilizados serviços como manicure, cabeleireiro, depilação, limpeza, ginástica, massagem, dança e teatro.



Outras ações também foram promovidas, como aulas de pintura em tecido, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientação e incentivo ao aleitamento materno, fotografias para documentos, entre outros. A dona de casa Euzira Seixas, 78 anos, foi uma das que participaram do evento. “Aos poucos a mulher conquistou sua liberdade. Antes, não podíamos podia tomar algumas atitudes que diziam ser coisas de homem. Hoje isso mudou e homens e mulheres tem o mesmo espaço”.