Macaé comemora Dia Mundial de Luta contra Aids

01/12/2008 17:29:16 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 400 mil pessoas no Brasil são portadoras do vírus HIV e não sabem que têm a doença. Para reduzir este número e orientar a população sobre a importância do diagnóstico, o Programa Municipal DST/Aids da secretaria especial de Saúde de Macaé (Semusa) realiza durante toda esta semana diversas atividades.

Nesta segunda-feira (01), quando se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a equipe técnica do Programa realizou o projeto CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Itinerante no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. A população além de receber orientações sobre a doença e preservativos, fez o exame anti-HIV.

De acordo com a gerente do CTA, a psicóloga Júlia Abreu, o resultado sairá em 10 dias. “É importante que a população se conscientize e faça o exame para o diagnóstico precoce e imediato início do tratamento. Muitos pacientes têm descoberto a doença em fase avançada o que eleva o número de óbitos, pos causa das doenças oportunistas”, alerta.

Júlia acrescenta que, atualmente, o Programa DST/Aids de Macaé possui 1400 pessoas cadastradas, destas 450 pacientes fazem uso dos medicamentos que fazem parte do coquetel. “O país vem desenvolvendo diversas ações, o que tem aumentado consideravelmente a taxa de sobrevida dos portadores do vírus”, fala.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o tempo médio de vida dos portadores do vírus HIV/Aids dobrou nos últimos 12 anos entre as populações das regiões Sul e Sudeste. De1995 a 2002, a chamada sobrevida aumentou de 58 para 108 meses.

A partir desta terça-feira (02) o CTA oferecerá o teste rápido diagnóstico para HIV durante todo dia. As pessoas que desejarem realizá-lo poderão receber o resultado, aguardando alguns minutos, na sede do Programa Municipal DST/Aids. “Quanto antes a pessoa HIV positivo conhecer seu status sorológico, maiores chances ela terá de manter o controle sobre a doença”, diz Júlia.

A coordenadora do Programa, Vera Andrade, acrescenta que o movimento na manhã desta segunda-feira foi grande e a expectativa é de que neste primeiro dia mais de 100 pessoas façam o teste.

Ela lembra que, este ano, o tema da Campanha do Ministério da Saúde é voltado para homens com mais de 50 anos. A finalidade é que esta população esteja sendo incentivada a realizar o teste, pelo índice de contaminação que vem aumentando nesta faixa etária.

Vera ressalta que as pessoas que forem fazer o exame, na parte da manhã, não devem ingerir alimentos gordurosos como leite, queijo, manteiga. Já quem for após o almoço deve fazer uma refeição leve e não se alimentar durante quatro horas antes do exame.

O CTA realizará ainda os testes de Hepatites B e C e Sífilis. O Programa Municipal DST/Aids funciona na rua Velho Campos, 354 no Centro.