Macaé comemora Dia Mundial do Diabetes

14/11/2008 15:56:36 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Encerrando as atividades do Dia Mundial do Diabetes nesta sexta-feira (14), o Centro de Referência ao Diabético (CRD) da secretaria Especial de Saúde de Macaé recebeu os alunos da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon. Este ano o foco da campanha é “Diabetes nas Crianças e Adolescentes” e tem como objetivo alertar pais, professores, cuidadores e a sociedade em geral sobre o crescimento da doença em todo o mundo e, principalmente, entre as crianças.

A gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi lembra que hoje o diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. “As estatísticas apontam para um número crescente de crianças com diabetes”, alerta.

Durante a solenidade de encerramento, que contou com a presença da presidente de honra da Coordenadoria Especial da Terceira Idade de Macaé (Cetim), Margarida Mussi, o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha ressaltou o trabalho da rede municipal de saúde que é pautado na prevenção, através de ações de mobilização da sociedade com informações e orientações. “Nosso objetivo é fazer com que doenças como diabetes e hipertensão, sejam diagnosticadas precocemente evitando, assim complicações como cegueira, problemas renais, amputações, doenças cardíacas, entre outras”, ressaltou.

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, acrescentou que outra preocupação é com relação à saúde bucal dos diabéticos. “Se o paciente não tiver suas taxas controladas ele fica mais vulnerável a ter doenças na cavidade bucal e a sua cicatrização é mais lenta”, esclarece.

Para atender adultos e crianças a equipe da Coordenação de Saúde Bucal realizou palestras sobre higiene bucal e fez aplicação de flúor e no ônibus Expresso Saúde, que ficou estacionado em frente ao CRD, onde os profissionais fizeram uma avaliação clínica nos pacientes para posterior tratamento dentário, que será realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os usuários também participaram de palestras sobre o pé do diabético com a podóloga do CRD, Jaqueline Esteves. Ela alerta que a perda da sensibilidade dos pés dos diabéticos podem trazer conseqüências muito sérias, chegando até mesmo à amputação. “Os problemas dos pés são as causas mais comuns das internações hospitalares para os portadores de diabetes, por isso a prevenção e o tratamento são tão importantes”, garante.

A dona de casa Maria José Ilário, que tem diabetes e é hipertensa disse que descobriu o problema há pouco mais de um ano. Desde o anúncio da doença ela começou a mudar alguns hábitos, principalmente na alimentação. “Hoje além de tomar meus medicamentos corretamente, faço uma alimentação equilibrada com legumes e verduras, peixe ou frango e com isso mantenho a pressão e a glicose equilibradas”, falou.

A gerente do CRD ressalta que a unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionista, assistente social, fisioterapeutas, psicólogas e podóloga.

- Nosso objetivo com estes eventos é aumentar a conscientização sobre os sintomas da enfermidade; incentivar iniciativas para reduzir as complicações da doença; distribuir materiais educativos; promover a mudança de hábitos e a busca de um estilo de vida saudável que ajude as pessoas a prevenir o diabetes, principalmente em crianças -, finaliza alertando aos pais para que passem a incentivar nas crianças e adolescentes novos hábitos alimentares e a pratica regular de atividades físicas.