Macaé conquista novo marco nas operações de gás do pré-sal

19/03/2021 14:37:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Claudia Barreto / Bruno Campos

Essa nova fase da cidade conta também com investimentos confirmados esta semana pela Petrobras, Repsol e Equinor

A partir do desenvolvimento de projeto de produção em reservas do pré-sal na Bacia de Campos, que envolve grandes petrolíferas do mercado mundial, Macaé conquista novo marco para se consolidar como polo na geração de energia por meio do gás natural. Essa nova fase da cidade, que viabiliza a instalação de usinas termelétricas, com a expansão do mercado offshore, conta também com investimentos confirmados esta semana pela Petrobras, Repsol e Equinor.

Juntas, as operadoras compõem o consórcio responsável por desenvolver o projeto de produção do Bloco BM-C-33, composto por reservas da camada do pré-sal situadas na Bacia de Campos, arrematado no leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em 2017.

A partir da operação do Bloco, as operadoras anunciaram a decisão de escoar a produção do gás natural através de rede submarina, que conectará as plataformas diretamente ao Terminal Cabiúnas. Essa linha de transmissão representa uma das principais agendas lideradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, ao consolidar um projeto articulado ao longo de três anos.

“Esse comunicado da Petrobras assegura os investimentos para a implantação da Rota 5, um novo gasoduto que conectará o pré-sal a Macaé, pelo Terminal Cabiúnas”, destaca o secretário adjunto de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho Almeida.

Essa nova rota do gás reforça também as estimativas de investimentos e implantação de projetos como as novas termelétricas, além do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) e a nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) da cidade.

“A Rota 5 representa o resultado de uma mobilização política iniciada há três anos, com reuniões junto ao Ministério de Minas e Energia, as operadoras e investidores do setor de óleo e gás. Avançamos uma etapa importante para transformar Macaé em um polo de produção de gás e energia”, apontou Cristiano.


Fotos Relacionadas