Macaé é o primeiro município da região a fazer parte do Programa Rio-Estado da Bicicleta

29/03/2010 09:38:14 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Macaé acaba de se tornar o primeiro município da Região Norte Fluminense a ser contemplado pelo programa Rio-Estado da Bicicleta. A solenidade aconteceu, na tarde de sexta-feira (26), na sede da Secretaria Estadual de Transportes, no Rio de Janeiro. Depois de presenteado com uma bicicleta elétrica o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, e o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, assinaram o protocolo de intenções, documento que oficializa o convênio entre a Secretária de Mobilidade Urbana e o Estado, para a implantar o Programa Rio-Estado da Bicicleta na cidade.

De acordo com o Secretário Júlio Lopes, o Rio-Estado da Bicicleta funciona como um disseminador da cultura do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, ecológico e de integração. “O nosso esforço é para mostrar a população que esse é um meio saudável que deve ser incorporado no sistema de transporte de todo o Estado, para que a população tenha uma melhor qualidade de vida”, afirmou Julio Lopes.

O convênio prevê a prestação de serviços técnicos especializados, realizado por uma equipe do Programa Rio-Estado da Bicicleta que elabora e doutrina na cidade um plano de conscientização e mobilização popular, projeta a implantação de ciclovias, ciclo-faixas, além de instalar bicicletários em locais de integração de transporte urbano, como pontos de ônibus e rodoviárias, e também junto aos estabelecimentos comerciais e de maior fluxo de pessoas.

- Com a implantação do projeto haverá um salto na melhoria de vida da população e de Macaé, com as vias públicas menos congestionadas. Com certeza a entrada do programa Rio–Estado da Bicicleta trará muito mais benefícios a todos. – afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorge Siqueira.

A cultura do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, ecológico e de integração é um hábito antigo em vários países da Europa, como França, Holanda, Alemanha, Espanha e Dinamarca, entre outros. E no Brasil, já existem exemplos bem sucedidos como o da cidade de Sorocaba, em São Paulo, onde a estrutura de trânsito do município é cortada por uma ciclovia de 50 km de extensão.
O projeto já foi implantado em várias cidades do estado como Teresópolis, São João de Meriti, São Fidélis, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Resende, Vassouras, Cachoeiras de Macacu e existem acordos para Barra Mansa, Japeri, Engenheiro Pedreira, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.