Macaé e Rio das Ostras buscam soluções no transporte de passageiros

15/07/2009 17:44:39 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Objetivo do encontro foi o entendimento entre os dois municípios para o alcance de soluções para os usuários do transporte

O subsecretário de transportes de Macaé, Moisés Moreira, recebeu nesta quarta-feira (15) na sede da Mactran, o secretário de Ordem Pública de Rio das Ostras, coronel Sérgio Pinto. O objetivo do encontro foi o entendimento entre os dois municípios para o alcance de soluções para os usuários do transporte público que vêm a Macaé diariamente a trabalho.

Atualmente, cerca de 27 mil pessoas utilizam 40 vans municipais que saem de Rio das Ostras em direção a Macaé. Porém, a atual legislação não permite a entrada deste tipo de transporte no município, obrigando os passageiros a desembarcar na Zona Especial de Negócios e seguirem a pé até o Parque de Tubos, prática que, segundo Moisés Moreira, deve ser modificada com a reunião de esforços das duas cidades.

- Este é apenas o primeiro passo a fim de revertermos um cenário muito desgastante para quem vem de Rio das Ostras. Sabemos que existe a necessidade de oferecermos melhores condições a estes usuários que, em sua maioria, são trabalhadores em nossa cidade, afirma.

Para o coronel Sérgio Pinto, essa parceria entre as duas cidade é fundamental para conseguirem junto ao Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) um parecer favorável para da extensão da linha municipal. “Nossa intenção é ampliarmos a linha em apenas alguns metros facilitando a vida do usuário com o embarque e desembarque de passageiros próximo ao Terminal Parque de Tubos”, explica.

A partir desta reunião, o assunto será levado aos prefeitos das duas cidades para apreciação e novos encontros deverão ocorrer a fim de formatarem uma proposta a ser enviada ao Detro.

Ainda estiveram presentes na reunião, representando a prefeitura de Rio das Ostras, o coordenador de Controle Urbano, Miguel Narcísio de Oliveira e o superintendente geral de Ordem Pública, Túlio Nogueira.