Macaé entra no circuito internacional do petróleo e gás

29/09/2005 18:07:55 - Jornalista: Sérgio Lopes

“Macaé entra definitivamente no circuito internacional de exploração de petróleo e gás”. A afirmação foi nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, pelo coordenador da Coordenadoria de Comércio Exterior de Macaé, setor ligado à secretaria de Indústria e Comércio, Adolpho Moura. O coordenador está na capital do Estado em reunião com representantes do governo angolano, acertando os últimos detalhes da visita da comitiva do governo da Província de Cabinda, chefiada pelo Vice-Governador, Antônio Gama, que estará visitando Macaé na próxima segunda-feira.

Para Adolpho Moura, essa integração internacional é absolutamente necessária para Macaé. “Temos atraído os interesses internacionais para fortalecer as indústrias e o comércio do município”, afirmou. Este mês, uma missão empresarial de Macaé foi à Europa e à África com a intenção de manter forte intercâmbio com empresários angolanos e europeus em várias áreas, fundamentalmente no domínio petrolífero, educacional, saúde e tecnológico, já que o mercado nacional é favorável a estas apostas.

A intenção dos empresários macaenses foi apresentada aos governos pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, quando tecia esclarecimentos sobre a visita e dos encontros mantidos com as autoridades governamentais e privadas. Adolpho disse que os encontros mantidos com as autoridades foram positivos. As duas partes se comprometeram em apresentar, a curto prazo, propostas viáveis e concretas para materialização, embora não se tenha firmado nenhum acordo específico neste primeiro encontro.

Segundo o coordenador, Angola é o parceiro mais importante do Brasil na África, em termos comerciais e de co-operação política, com experiência em alguns setores que interessam ao governo municipal. “Acredito que possamos desenvolver, com o modelo deles, a nossa região”, disse.

Em relação à saúde existe a intenção do governo macaense participar na formação e aperfeiçoamento profissional de quadros nacionais, facilitando bolsas de estudo, apoiando no ramo tecnológico e outras vantagens voltadas à medicina. Durante a estada em Luanda a comitiva macaense, composta por empresários de vários segmentos de atividades, manteve encontros com o Ministro do Petróleo, Desiderio Costa; com o da Saúde, Sebastião S. Veloso e presidentes de empresas privadas do ramo petrolífero como a Chevron-Texaco, Total e Elf.

De acordo com Adolpho Moura há uma firme vontade dos macaenses em investir na prestação de serviços no ramo petrolífero, fornecer estágios a técnicos angolanos e de participar na intensificação do intercâmbio cultural entre Macaé e Angola.

Na próxima segunda-feira, dia 3, o prefeito Riverton Mussi recebe uma comitiva do governo de Cabinda. Devido à semelhança de situação entre a província de Cabinda e o município de Macaé, há um grande interesse da comitiva em conhecer como se desenvolvem as relações entre o governo macaense com a Petrobrás, as empresas que lhes dão suporte e a comunidade.