Macaé Esporte empata e fica distante da classificação na Série C

23/07/2008 19:15:25 - Jornalista: Tiago Ferreira

O Macaé Esporte está em situação complicada no Grupo 12 do Campeonato Brasileiro da Série C. Diante de seu torcedor, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o alvianil praiano empatou em 0 a 0 com o Boavista nesta quarta-feira (23) e viu ficarem reduzidas as suas chances de classificação para a segunda fase. No outro duelo da chave, o já classificado Guarantiguetá derrotou o eliminado Linhares por 1 a 0, em Jaguaré-ES.

Com estes resultados, os paulistas seguem na ponta da chave com 13 pontos, seguido do Boavista com sete e do Macaé com seis. O Linhares tem somente um. Para se classificar, os macaenses terão que bater o Guaratinguetá no domingo (27), em Taubaté, e torcer por um tropeço do Boavista contra o Linhares, em Saquarema. Somente os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase da competição.

O jogo

Precisando da vitória para não depender de nenhuma outra combinação de resultados na última rodada, o técnico Alexandre Gama escalou o Macaé Esporte com três atacantes. A tática, pelo menos na teoria, deu certo, pois o alvianil praiano dominou completamente as ações ofensivas no primeiro tempo, mas esta superioridade em campo não foi convertida em gols.

O cartão de visitas do Macaé foi dado logo a 1min. Em cobrança de falta, o volante André Gomes levantou a bola na grande área e o zagueiro Otávio teve a chance para marcar de cabeça. O goleiro Erivélton fez boa defesa. Aos 7min, Éverton cruzou da esquerda, Léo Andrade tentou de cabeça e a bola caiu no pé direito o atacante Léo Santos, que mandou a bola no travessão.

Acuado, o Boavista tentou cadenciar o jogo mas, aos 28min, os macaenses tiveram outra boa oportunidade com Éverton, em cobrança de falta da entrada da área. Porém o chute saiu fraco. A melhor chance do alvianil no duelo aconteceu aos 32min. Léo Santos cruzou da esquerda e Osmar, em chute à queima-roupa, desperdiçou. Bem colocado, Erivélton fez grande intervenção.

Na etapa final, o ritmo das duas equipes caiu consideravelmente e o Macaé tentou chegar ao gol do adversário insistindo nas jogadas aéreas. Sabedor que o empate era um bom resultado, o Boavista saiu apenas nos contra-ataques e passou a dar trabalho à defesa do alvianil praiano após as entradas dos velocistas Paulo Rodrigues e Tony. Os macaenses pressionaram nos minutos finais, mas o empate sem gols foi confirmado.

- Fomos superiores o tempo todo, porém não conseguimos marcar os gols. Sabemos que as nossas chances ficaram reduzidas, só que em futebol tudo pode acontecer. Temos que acreditar. Vamos buscar a vitória contra o Guaratinguetá fora de casa e torcer para que o Boavista não vença o Linhares - disse o experiente Bill, que atuou de meia.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ 0 X 0 BOAVISTA
Data/Hora: 23/07/2008 – 15h
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider/RJ
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha/RJ e Vinícius da Vitória Nascimento/RJ
>> Macaé Esporte: Lugão; Schneider, Otávio, André e Éverton; André Gomes, Steve e Bill; Léo Santos (Carlos Alberto), Osmar e Léo Andrade (Jhon). Técnico: Alexandre Gama.
>> Boavista: Erivélton; Jamur, Werley, Bruno Costa e Hamilton; Thiaguinho, Adriano, Roberto Lopes (Paulo Rodrigues) e Bruno Moreno; Edson Di e Diogo (Tony). Técnico: Mário Marques.

>> Classificação do Grupo 12:
1º Guaratinguetá, 13 pts
2º Boavista, 7 pts
3º Macaé, 6 pts
4º Linhares, 1 pt