Macaé Esporte já treina em Vassouras

20/02/2010 18:03:48 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Tiago Ferreira

Jogadores do Macaé Esporte treinaram em dois períodos neste sábado

VASSOURAS - O Macaé Esporte foi procurar em Vassouras a receita ideal para se reabilitar no Campeonato Carioca: regime de concentração total, tranquilidade e muito trabalho. A delegação do Alvianil chegou ao município do Centro Sul Fluminense no final da noite desta sexta-feira (19). Já neste sábado (20), o grupo treinou em dois períodos sob o comando do técnico Toninho Andrade.

A equipe fica em Vassouras até o dia 27, quando enfrenta o Flamengo no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, pela primeira rodada da Taça Rio. Na Taça Guanabara, o Macaé conquistou apenas quatro pontos e ficou na vice-lanterna do Grupo B. No geral, o clube ocupa a incômoda 13ª colocação, a somente um ponto da zona de rebaixamento.

- Nesta intertemporada, teremos como controlar melhor as refeições e o descanso dos nossos jogadores. Precisamos da força de todos nós para buscarmos a recuperação na Taça Rio. Como já disse uma vez, o Macaé não pode se contentar apenas em escapar do rebaixamento. Temos time para sonhar com algo a mais - afirmou o técnico Toninho Andrade.

Neste domingo (21), o Macaé treina apenas na parte da manhã e, na segunda (22) e terça-feira (23), as atividades voltarão a ser realizadas em dois períodos. Já na quarta (24), quinta (25) e sexta-feira (26), os treinamentos estão programados para o turno da manhã. O embarque para Volta Redonda será apenas no sábado (27) à tarde.

Tribunal

No julgamento realizado nesta sexta-feira (19) à tarde, no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ), o Macaé perdeu dois jogadores para a sua partida de estreia na Taça Rio. O zagueiro e capitão André, expulso contra o Vasco, no dia 28 de janeiro, pegou dois jogos de suspensão. Como já cumpriu um (a automática), ficará de fora por mais uma partida.

Outro que pegou gancho de dois jogos foi o atacante Léo Santos. Ele foi acusado de dar uma cotovelada no zagueiro Titi, do Vasco, mas o advogado do clube conseguiu que desclassificar a agressão. Punido pelo artigo 250 (ato hostil), Léo Santos não joga nas duas primeiras rodadas do returno. O único absolvido pelo Tribunal foi o zagueiro Otávio.

Na próxima quinta-feira (25), o TJD julga o recurso impetrado pelo Macaé para reverter a pena de quatro jogos aplicadas aos atacantes Anderson e Fernandão. Ambos foram expulsos contra o América, no dia 23 de janeiro. Se a pena for mantida, eles desfalcam o Alvianil por mais três partidas. Neste cenário, o clube deve recorrer da decisão no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Vassouras

Com 176 anos de emancipação e cerca de 35 mil habitantes, Vassouras surgiu entre 1813 e 1820 com a abertura dos primeiros caminhos na mata e usados por tropeiros que viajavam entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. No meio do século XIX, no apogeu econômico do ciclo do café, recebeu do imperador D. Pedro II o título de Imperial Cidade.

Os ricos Barões do Café fizeram de Vassouras a cidade-sede de seus palacetes, buscando criar no interior o mesmo ambiente de prestígio político e econômico que até então somente as cidades mais prósperas do Brasil conheciam. Vassouras era o grande centro de produção e comercialização de café, proporcionando ao Império enormes lucros com a exportação do produto.

Conhecida como a “Cidade dos Barões” ou “Princesinha do Café”, muitos de seus antigos casarões ainda guardam fortes traços desta época, como construções imponentes e ricamente decoradas. Esse grande acervo arquitetônico e cultural, as palmeiras, as sedes de fazendas, as praças, as ruas de pé de moleque, os palacetes, fazem de Vassouras o símbolo de uma grande era do Brasil Imperial.

O nome Vassouras foi dado em razão de um arbusto que era abundante na região e utilizado para confecção de vassouras. Esta vegetação é popularmente conhecida como “tupeiçaba”, “guaxima” ou "vassourinha de varrer".