Macaé Esporte perde invencibilidade no Engenhão

29/01/2009 22:47:37 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Meia Wallacer disputa a bola com Leandro Guerreiro, do Botafogo

O Macaé Esporte perdeu a sua invencibilidade no Campeonato Carioca. Jogando no Engenhão, na noite desta quinta-feira (29), a equipe comandada pelo técnico Dário Lourenço foi derrotada pelo Botafogo por 1 a 0, com gol do atacante Victor Simões, aos 6min da etapa inicial.

Com o resultado, o alvianil praiano caiu para a quarta colocação do Grupo B da Taça Guanabara, com três pontos ganhos. Já o Botafogo divide a liderança da chave com o Flamengo. Ambos somam seis pontos, porém o rubro-negro leva vantagem no menor número de cartões amarelos recebidos.

No próximo domingo (1º), o Macaé enfrentará o Bangu, às 16h, na Arena Guanabara, em Araruama. Já o Botafogo recebe o Mesquita, às 19h10, no Estádio Los Larios, em Xerém. A definição do local da partida se deu por causa da proibição do Mesquita em receber partidas contra os clubes grandes em seu estádio.

O jogo

Antes de a bola rolar, um verdadeiro dilúvio atingiu o Rio de Janeiro. A chuva forte parecia que iria atrapalhar demais as duas equipes. Porém, com inteligência, o Botafogo soube aproveitar o apoio de sua torcida e atuou na base dos toques de bola curtos e rápidos. Deu certo. Logo aos seis minutos, o volante Léo Silva conduziu pela intermediária, olhou e lançou rasteiro para o atacante Victor Simões. Com categoria, o camisa 9 escolheu o canto e bateu no cantinho direito do goleiro Daci.

Para o Macaé, a boa distribuição do Botafogo e o gramado molhado atrapalharam uma tentativa de reação. Aos 15, Maicosuel cobrou falta com categoria na barra de sustentação do gol alvianil. Mas, ledo engano de quem imaginou que o Macaé estava morto. Se não fosse uma tarde inspirada do goleiro Renan, o Botafogo teria saído de campo para o vestiário, no mínimo, com o empate. Aos 20, André Gomes arriscou de fora da área e o goleiro alvinegro esticou-se todo para colocar para escanteio. Mas a resposta dos donos da casa veio logo depois: Victor Simões, Lucas Silva e Juninho, em cobrança de falta, quase ampliaram.

Aos 31 e aos 37, Jackson teve duas oportunidades claras para empatar, mas esbarrou em uma muralha chamada Renan. Antes do término da primeira etapa o atacante Diego acertou uma bola no travessão, enquanto que o lateral-direito Alessandro, nos acréscimos, só não fez o segundo do Botafogo porque chutou fraco mesmo estando de frente para o goleiro Darci.

O Macaé voltou para a etapa final com Éverton no lugar do Bill. Marcando melhor, os macaenses aproveitaram-se da queda de produção do Botafogo, que mesmo com maior posse de bola, deu espaços ao alvianil. E em nova cobrança de falta, o zagueiro Juninho quase ampliou. Mas foi Victor Simões, aos 29 minutos, quem mais levou perigo ao goleiro Darci. Ele foi lançado, entrou na área e tentou tocar na saída do camisa um macaense, que salvou com a ponta dos dedos. Renan, até então pouco acionado, voltou a trabalhar no minuto seguinte em um chute rasteiro de Marcel.

O Macaé até que tentou chegar ao empate nos minutos finais, mas o Botafogo soube segurar o resultado. A reapresentação do elenco macaense será nesta sexta-feira (30) à tarde, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.

Juniores - Na estreia do Macaé no Campeonato Carioca da categoria, o time perdeu por 3 a 1 para o Botafogo, no Caio Martins.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 0 MACAÉ
Data/Hora: 29/01/2009 – 18h45
Local: Engenhão
Árbitro: William de Souza Nery
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Alexandre Eller
Cartões amarelos: Léo Silva, Túlio Souza, Laio e Victor Simões (BOT); Hélton, Jackson, André Gomes e Gláuber (MAC)
Público: 8.409 pagantes
Renda: R$ 131.283,00
>> Botafogo: Renan; Emerson, Leandro Guerreiro e Juninho; Alessandro, Léo Silva (Batista), Lucas Silva (Laio), Maicosuel e Eduardo; Diego (Túlio Souza) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
>> Macaé: Darci; Fred, André (Rodrigão), Hélton e Bill (Éverton); Léo Gonçalves, André Gomes (Marciel), Wallacer e Gláuber; Marciano e Jackson. Técnico: Dário Lourenço.