Macaé Esporte perde mas ainda está na briga

01/04/2009 05:14:01 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

No Maracanã, Macaé e Vasco fizeram uma partida de muita marcação

O Macaé Esporte ficou mais distante da semifinal da Taça Rio. Nesta terça-feira (31) à noite, em um Maracanã praticamente vazio, o Alvianil Praiano foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0 em partida da penúltima rodada do returno do Campeonato Carioca. O gol da vitória cruzmaltina foi marcado pelo atacante Rodrigo Pimpão, ainda na etapa inicial de jogo.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Dário Lourenço caiu para a quarta posição do Grupo B, com 10 pontos ganhos. Para se classificar às semifinais, o Macaé terá que vencer o Tigres do Brasil no próximo domingo (05), no Estádio Los Larios, em Xerém, e torcer por tropeços de Botafogo (contra Madureira e Resende) e Bangu (ante o Vasco).

- Temos ainda a disputa por uma vaga nas semifinais do Troféu João Ellis Filho, para quem ficar em terceiro ou quarto de sua chave. Além disso, estamos vivos na luta pela Série D do Brasileiro - disse o técnico Dário Lourenço, frisando que a reapresentação do grupo macaense será nesta quarta-feira (1º), às 16h30, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.

No cômputo geral, o Macaé Esporte soma 20 pontos e tem a quinta melhor campanha do Carioca. Com a mesma pontuação, mas com o saldo de gols inferior, o Bangu seria o outro clube classificado para a Série D. O Madureira, terceiro colocado da Copa Rio de 2008, já tem vaga garantida na competição. As outras duas serão preenchidas pelo Estadual.

O jogo

Macaé e Vasco começaram o duelo errando muitos passes no meio-campo. Enquanto o Alvianil tocava a bola em busca do gol, o Vasco tentava encaixar os contra-ataques. Até que, aos 13min, Alex Teixeira lançou o Ramon no lado esquerdo. O lateral passou por Chiquinho e cruzou para Rodrigo Pimpão, que escorou de perna direita para abrir o placar.

Sem muito o que fazer, o Macaé partiu em busca do empate. Aos 16, Kayke recebeu na entrada da área e chutou forte para defesa de Tiago, que soltou a bola na frente do gol cruzmaltino. Antes do toque de Fabrício, Fernando jogou para escanteio, salvando o Vasco. Um minuto depois, Pimpão tabelou com Elton e foi travado no momento de chutar para marcar o segundo.

Destaque do jogo, Ramon fez uma boa jogada aos 25min e quase marcou um golaço. O lateral passou por três marcadores e chutou para grande defesa de Darci, que pôs a bola para escanteio. A esta altura, as duas equipes atuavam em ritmo lento e ousando muito pouco. Apenas Ramon, do lado cruzmaltino, e Kayke, no Macaé, tentavam algo diferente no Maracanã.

Já o segundo tempo começou morno. Enquanto o Vasco buscava os contra-ataques, o Macaé mantinha a posse de bola para tentar criar os lances de gol. Porém, o Alvianil só foi assustar o Vasco aos 20min. Bill arriscou de fora da área para grande defesa de Tiago, que espalmou para a lateral.

Mas, o lance que mais chamou a atenção na etapa final aconteceu aos 40min. Após cruzamento de Paulo Sérgio pela direita, Benítez quase marcou de letra. A partir daí, o Macaé tentou pressionar o Vasco em busca do empate. Porém o Alvianil chutou pouco ao gol de Tiago. Nos dois últimos lances, as equipes tiveram chances de marcar. Aos 46, Gedeil chutou para defesa tranquila de Tiago. Na jogada seguinte, aos 47, Benítez soltou uma bomba da intermediária e o goleiro Darci fez a defesa, espalmando para escanteio.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ 0 x 1 VASCO
Data/Hora: 31/03/2009 – 21h45
Local: Maracanã
Público: 4.813 pagantes (5.635 presentes)
Renda: R$ 44.921,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Ivan Silva Araújo e Marçal Rodrigues Mendes
Cartões amarelos: Amaral, Rodrigo Pimpão, Enrico, Benítez (VAS); Helton (MAC)
>> Macaé: Darci; Chiquinho (Fred), Otávio, Hélton e Bill; Marciel, André Gomes, Wallacer e Glauber; Kayke (Gedeil) e Fabrício (Osmar). Técnico: Dário Lourenço.
>> Vasco: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi (Leonardo) e Ramon; Amaral, Mateus, Enrico e Alex Teixeira (Benítez); Rodrigo Pimpão e Elton (Edgar). Técnico: Dorival Júnior.