Macaé Esporte perde na estreia do Carioca

17/01/2010 00:06:04 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

Atacante Fernandão festeja o seu gol, o segundo do Macaé na partida

CAMPOS - Em partida eletrizante, Macaé Esporte foi derrotado em sua estreia no Campeonato Carioca. Jogando no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Alvianil Praiano foi superado pelo Botafogo por 3 a 2, em jogo de duas viradas válido pelo Grupo B da Taça Guanabara. A equipe entrou em campo com um uniforme retrô, o mesmo utilizado no início da década.

Os gols do time alvinegro foram marcados pelos estreantes Herrera e Marcelo Cordeiro, além de um do meia Lúcio Flávio. O zagueiro e capitão André e o atacante Fernandão descontaram para o Macaé, que retorna a campo na próxima quarta-feira (20), quando enfrenta o Resende, às 16h, no Estádio do Trabalhador.

- Fizemos uma boa estreia, mas o Botafogo foi mais eficiente nas chances que teve. Não era o resultado que esperávamos, só que o trabalho prossegue e nós vamos voltar as atenções agora para a partida contra o Resende - afirmou, após o jogo, o volante André Gomes.

Chuva de gols no
primeiro tempo

E o jogo começou movimentado em Campos. Logo aos 2min, em ataque rápido, Lúcio Flávio recebeu pela esquerda e cruzou com precisão para Herrera, que cabeceou e abriu o placar em sua estreia pelo Alvinegro. No entanto, aos 4min, volante André Gomes cobrou escanteio pela direita e o zagueiro André cabeceou para empatar.

Apesar do golpe, o Botafogo quase retomou a vantagem aos 6min, depois que Eduardo cruzou da esquerda para Herrera. O argentino dominou, cortou um zagueiro e chutou para fora, com perigo, perdendo boa oportunidade. A partir de então, a partida ficou mais equilibrada, com o Macaé levando perigo nas jogadas em velocidade.

Com o passar dos minutos, ficou evidente a diferença de preparo físico entre as duas equipes. O cansaço fez com que o Botafogo perdesse o ímpeto no ataque. E foi se aproveitando disso que o Macaé virou o placar, aos 32min. Fernandão recebeu a bola de costas para o gol, girou em cima de Wellington e chutou firme, no canto esquerdo de Jefferson, fazendo 2 a 1.

Mas, o Botafogo conseguiu rapidamente aliviar o sufoco descansando as pernas e utilizando as jogadas de bola parada. Aos 36min, Lúcio Flávio cobrou falta com precisão e acertou o canto esquerdo rasteiro de Lugão, novamente empatando a partida. Aos 41min, o Macaé quase fez o terceiro não fosse o goleiro Jefferson, que usou o reflexo para fazer excelente defesa em uma bola desviada à queima-roupa por Fernandão.

Só que, dois minutos depois, o Alvinegro fez o gol da vitória. Herrera acertou um chute no travessão e Lúcio Flávio, após bate-rebate, ficou com a sobra dentro da grande área. O camisa 10 viu Marcelo Cordeiro em velocidade e rolou para o lateral-esquerdo, que chutou rasteiro para colocar novamente o Botafogo em vantagem, fazendo 3 a 2.

Na etapa final, o jogo ficou mais cadenciado e o lance de maior perigo foi do Macaé, somente aos 36min. Fernandão recebeu livre na entrada da área e chutou firme de pé direito. O goleiro Jefferson apenas observou a bola passar rente a sua trave. Até o fim da partida, o Alvianil ficou em busca do empate, mas a equipe carioca soube suportar a pressão.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ 2 x 3 BOTAFOGO
Data/Hora: 16/01/2010 – 19h30
Local: Estádio Godofredo Cruz
Árbitro: João Batista de Arruda
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha e Luiz Felipe Scofield Guerra
Cartões amarelos: Thiago Maciel, Da Silva e Diego (Macaé); Fahel e Lúcio Flávio (Botafogo)
>> Macaé: Lugão; Thiago Maciel (Fred), André, Otávio e Bill (Léo Santos); Gedeil, Da Silva (Amaral), André Gomes e Diego; Anderson e Fernandão. Técnico: Toninho Andrade.
>> Botafogo: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro (Edson); Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lúcio Flávio; Jorge Luiz (Caio) e Herrera (Diguinho). Técnico: Estevam Soares.