Macaé Esporte se despede com virada heróica

21/06/2009 00:05:36 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Tiago Ferreira

Jones, do Macaé, tenta escapar da marcação do zagueiro Júnior Baiano

VOLTA REDONDA - O Macaé Esporte se despediu da Copa Rio com uma virada histórica sobre o Volta Redonda em pleno Estádio Raulino de Oliveira, na Cidade do Aço. Após estar perdendo por 3 a 1, neste sábado (20), o Alvianil reagiu e virou a partida para 4 a 3. Porém, os comandados do técnico Toninho Andrade ficaram de fora da decisão, já que o Madureira, jogando em casa, conseguiu a vaga ao derrotar o Quissamã por 2 a 1.

Com esses resultados, o Madureira ficou com 13 pontos no Grupo E - dois a mais que o Macaé Esporte - e vai decidir a competição contra o Tigres do Brasil, primeiro colocado do Grupo F, com 16 pontos ganhos. A Copa Rio dará ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil de 2010 e, ao vice, o Campeonato Brasileiro da Série D. As finais do campeonato acontecem nos dias 24 (quarta-feira) e 27 (sábado).

- Após um primeiro tempo ruim, voltamos com outra postura e conseguimos virar o placar. Fizemos o resultado que nos interessava, mas infelizmente dependíamos de um outro resultado. Agora, nosso foco está na Série D do Brasileiro. O planejamento já foi iniciado e a partir de terça-feira (23) só vamos pensar nesta competição – disse o técnico Toninho Andrade.

O jogo

Duelo dos opostos. Assim pode ser definida a partida deste sábado (20). Em busca da primeira vitória na terceira fase da Copa Rio, o Volta Redonda tomou a iniciativa e, logo aos 2min, o zagueiro André Paulino cabeceou no travessão, completando a batida de córner do atacante Robson Luiz. Já o Macaé, que sonhava com a vaga, respondeu aos 6min. O meia Norton entrou na grande área, se livrou da marcação do volante Paulinho, e finalizou de canhota com perigo.

Porém, aos 19min, a equipe da casa abriu o placar com o lateral-esquerdo Victor Boleta, aproveitando rebote do goleiro Lugão. Aproveitando-se dos erros cometidos pelo Macaé, o Volta Redonda ampliou a vantagem antes do intervalo. Aos 42min, o atacante Lucas foi lançado na direita, ganhou na corrida do zagueiro Otávio e chutou rasteiro na saída do Lugão.

Na etapa final, o Macaé voltou disposto a reverter o placar adverso. Logo aos 3min, o lateral-esquerdo Bill cobrou escanteio pela direita, a zaga do Volta Redonda falhou e o volante Steve marcou de joelho. Mas, quatro minutos depois, um novo banho de água fria na reação macaense. Rodrigo Carvalho, que entrara no intervalo, no lugar do Robson Luiz, marcou um belo gol de cabeça, encobrindo o goleiro Lugão.

Precisando virar a partida, Toninho Andrade colocou o Macaé Esporte ainda mais a frente. Sacou o lateral-direito Gabriel, que fazia a sua estreia com a camisa alvianil, e colocou o atacante Anderson. Além disso, ele trocou um atacante por outro: saiu o Léo Santos e entrou o Jhon. As duas modificações surtiram efeito e, aos 23min, os macaenses diminuíram com o próprio Anderson, em belo chute da entrada da área.

O Macaé seguiu pressionando e, aos 28min, chegou ao empate. Jones cobrou falta da intermediária, o goleiro Dida deu rebateu e a bola sobrou para o Anderson pela esquerda. O atacante só rolou para o camaronês Steve marcar também de fora da área o seu segundo gol no jogo. Já a virada veio aos 36min. O zagueiro Rodrigão, um dos melhores em campo, fez de cabeça e deu números finais ao jogo: Macaé 4 x 3 Volta Redonda.

>> Outros resultados: Grupo F – Tigres do Brasil 2 x 1 Cabofriense e Resende 2 x 1 Sendas.

>> Classificação: Grupo E - 1º Madureira, 13 pts; 2º Macaé, 11 pts; 3º Quissamã, 8 pts; 4º Volta Redonda, 1 pt. Grupo F - 1º Tigres do Brasil, 16 pts; 2º Resende, 10 pts; 3º Sendas, 6 pts; 4º Cabofriense, 3 pts.

FICHA TÉCNICA
VOLTA REDONDA 3 X 4 MACAÉ ESPORTE
Data/Hora: 20/06/2009 – 15h
Local: Estádio Raulino de Oliveira
Árbitro: Fábio Dornelas Calábria
Auxiliares: Antônio Francisco de Lima e Antônio Hélio Lima da Silva
Cartões amarelos: Paulinho e Bruno Barra (VOL); Gedeil, Norton e Jhon (MAC)
>> Volta Redonda: Dida; Júlio Cézar, André Paulino, Júnior Baiano e Victor Boleta; Léo Gonçalves, Paulinho, Bruno Barra e Jefinho (Luiz Henrique); Lucas e Robson Luiz (Rodrigo Carvalho). Técnico: Wilson Leite.
>> Macaé Esporte: Lugão; Gabriel (Anderson), Rodrigão, Otávio e Bill; Gedeil, Steve, Norton e Wallacer; Léo Santos (Jhon) e Jones (Carlos Alberto). Técnico: Toninho Andrade.