Macaé Esporte vence e respira

24/05/2008 18:56:42 - Jornalista: Tiago Ferreira

O Macaé Esporte ganhou sobrevida na Copa Rio. Jogando no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na tarde deste sábado (24), o alvianil praiano derrotou o Americano por 1 a 0 e somou seus primeiros três pontos no Grupo K da Copa Rio. O confronto marcou a estréia do técnico Dário Lourenço no comando da equipe macaense. No outro duelo da chave, o Friburguense venceu o Madureira por 2 a 1, em Nova Friburgo.

Com estes resultados, Americano e Friburguense ocupam a liderança do grupo, com 6 pontos, e a dupla Madureira e Macaé vêm logo atrás com 3. Na próxima quarta-feira (28), a equipe macaense recebe o próprio Madureira, às 15h, novamente no Estádio Cláudio Moacyr. No mesmo dia, e também às 15h, o Americano medirá forças com o Friburguense no Estádio Godofredo Cruz, em Campos.

O jogo

Precisando da vitória para se manter com chances de classificação, o alvianil tomou a iniciativa do jogo e, logo aos 8min, teve uma grande chance para abrir o marcador com Jones. O atacante recebeu na área, se livrou da marcação e mandou a bola na trave, à esquerda do goleiro Jefferson. O Macaé seguiu com maior posse de bola, entretanto encontrava dificuldades para superar a forte marcação do time campista.

Aos 28min, o alvianil perdeu o zagueiro Wallace, que saiu com uma lesão no tornozelo esquerdo após uma forte dividida com o atacante Café, do Americano. Antes do apito final do árbitro, aos 41min, os macaenses tiveram uma boa oportunidade para marcar. Jones fez jogada individual pela direita e cruzou para o seu companheiro de ataque Zada, que não conseguiu completar de cabeça.

No intervalo, com o objetivo de dar maior poderio ofensivo ao Macaé, o técnico Dário Lourenço sacou o volante Steve e colocou o atacante Anderson. A equipe começou a etapa final pressionando e marcou o único gol do jogo aos 7min. André Gomes rolou para Schneider na direita. O lateral invadiu a grande área e chutou forte cruzado, sem chances para o goleiro Jefferson, que ainda tocou na bola.

A partir daí, foi a vez da equipe macaense jogar nos contra-ataques e, aos 18min, Bill cruzou da esquerda e Jones completou de pé esquerdo. Só que a bola passou sobre o gol. No ataque seguinte, foi a vez do meia Anderson arriscar e levar perigo. Aos 33, o Macaé ficou com um a menos. O zagueiro André foi injustamente expulso em dividida normal na intermediária.

Em vantagem numérica, o Americano passou a pressionar, entretanto quase sofreu o segundo gol aos 44min, quando Anderson colocou a bola no travessão em um rápido contra-ataque. Dois minutos depois, o árbitro expulsou o lateral Bill, do Macaé Esporte, e o meia Pirão, do Americano. Aos 49min, foi a vez do atacante Gérson ser expulso e o jogo terminou com as duas equipes reclamando da arbitragem.

- Esta vitória foi importante porque nos deixa com chances de classificação. Tivemos uma conversa e colocamos em prática algumas coisas, apesar do pouco tempo que tive para treinar. Criamos as melhores chances de gol e o resultado foi justo – disse o técnico Dário Lourenço, que terá problemas para escalar a equipe para o jogo contra o Madureira.

>> Outros resultados: Grupo J – Quissamã 4 x 2 Duque de Caxias e Nova Iguaçu 4 x 1 Volta Redonda.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 1 X 0 AMERICANO
Data/Hora: 24/05/2008 – 15h
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Árbitro: Carlos Raphael Sampaio Torres
Auxiliares: Wendel de Paiva Gouvêa e Ralph Coutinho Carneiro
Cartões amarelos: Wallace (MAC); Gil e Café (AME)
Cartões vermelhos: André e Bill (MAC); Pirão e Gérson (AME)
>> Macaé: Lugão; Schneider, André, Wallace (Otávio) e Bill; Léo Gonçalves, Índio, André Gomes (Jhonatan) e Steve (Anderson); Zada e Jones. Técnico: Dário Lourenço.
>> Americano: Jefferson; Alê, Nirley (Ruan), Gil e Márcio Coutinho; Dejair, Diego (Gérson), Pirão e Bruninho (Juninho); Flávio e Café. Técnico: Toninho Andrade.