Macaé está na disputa de recursos para projeto de agroecossistemas

01/07/2005 16:41:49 - Jornalista: Marilene Carvalho

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, esteve quinta-feira (30/06) no Palácio da Guanabara, participando da solenidade de assinatura do contrato de Concessão de Verbas com o Banco Mundial / GEF – Global Enviroment Facility, para execução do projeto de Gerenciamento Integrado de Agroecossistemas em Microbacias Hidrográficas do Norte e Noroeste Fluminense – Rio Rural. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento sustentável associado à preservação dos recursos naturais.

O projeto será financiado pelo Banco Mundial que vai emprestar ao governo estadual US$ 6,7 milhões a fundo perdido, beneficiando cerca de 50 municípios das regiões Norte e Noroeste. Para pleitear o financiamento do Banco Mundial, as prefeituras terão que informar áreas e projetos para análise e aprovação dos técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura do Estado. As informações devem ser encaminhadas através das Agências de Desenvolvimento Locais (ADLs) do Norte Fluminense.

A Secretaria de Meio Ambiente de Macaé pretende concorrer à concessão de verbas do Banco Mundial apresentando o projeto Agro-floresta, que prevê o reflorestamento das matas ciliares e formação de um corredor ecológico ligando as ilhas de mata da região serrana e a Reserva Biológica União. De acordo com o diretor administrativo para a América Latina e Caribe do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – Bird, Vinod Thomas, a gestão do projeto deverá ficar a cargo dos próprios municípios, evitando-se ao máximo a intermediação.

As ações do projeto estão incluídas na estrutura do Rio Rural, um dos programas da Secretaria de Agricultura, que fará em breve uma reunião com os municípios para discutir os critérios de distribuição dos recursos O secretário de governo, Anthony Garotinho representou a governadora Rosinha Matheus na solenidade. Também fizeram parte da mesa, entre outras autoridades, o secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, e o subsecretário de Estado de Meio Ambiente, Alcebíades Sabino.