Macaé fica com o vice-campeonato da Taça Rio de juniores

19/04/2008 19:32:29 - Jornalista: Tiago Ferreira

O Macaé Esporte mostrou que veio para ficar neste primeiro semestre de 2008. Não bastasse a boa campanha dos profissionais, a equipe de juniores conquistou, na tarde deste sábado (19), o vice-campeonato da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Com uma arbitragem polêmica, que deixou de marcar duas penalidades para o alvianil, os garotos comandados pelo técnico Carlinhos Ganjão acabaram perdendo de 1 a 0 para o Flamengo no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos.

Porém, os fatores extra-campo não abalaram o time, que se despediu do Carioca com uma excelente campanha. Em 17 jogos, o Macaé obteve nove vitórias, dois empates e seis derrotas. A equipe marcou 24 gols e sofreu 27. Já o Rubro-Negro carioca ganhou o direito de decidir a competição diante do Fluminense, campeão da Taça Guanabara. As finais serão realizadas em duas partidas. O Flamengo busca o tetracampeonato da categoria.

- Na minha avaliação, nós fizemos uma ótima campanha. Durante estes quatro meses, trabalhamos com muita determinação e este vice-campeonato da Taça Rio veio para coroar o brilhantismo deste grupo. Infelizmente não deu para a gente conquistar este título, mas todos estão de parabéns pela dedicação e empenho. Lamentamos também o fato do árbitro ter ignorado dois pênaltis a nosso favor. De repente, a história poderia ser outra - lamentou o técnico Carlinhos Ganjão.

O jogo

Contando com o apoio de sua torcida, que compareceu em grande número em Edson Passos, o Flamengo a partida a mil por hora e teve a chance de abrir o placar logo aos 25 segundos. Depois de tabelar com Paulo Sérgio, Pedro Beda recebeu livre na área e chutou firme para a defesa de Rerysson. No rebote, a bola caiu nos pés de Renan. O meia rubro-negro pegou de primeira, mas a bola desviou na zaga e bateu no travessão antes de sair pela linha de fundo.

O lance serviu para levantar o moral do Flamengo, Aos 5min, Léo Ribeiro lançou Eric Flores na esquerda. Ele entrou livre na área e tentou encobrir o goleiro macaense. Só que a bola passou sobre o gol. A grande chance do Macaé veio no minuto seguinte, quando Jhonatan rolou para Alexandre em condições de marcar. Porém, o zagueiro Anderson salvou o time carioca.

Porém, na seqüência, o Rubro-Negro voltou a controlar as ações ofensivas e marcou o único gol do jogo aos 14min. O lateral Davidson recebeu livre na direita, foi ao fundo e cruzou na medida para Paulo Sérgio. O atacante, artilheiro do Carioca agora com 17 gols, dominou e chutou rasteiro no canto direito de Rerysson.

O Macaé sentiu o “golpe” e, com muitos erros de passes, encontrou dificuldades para criar jogadas de perigo ao adversário. O Flamengo, por sua vez, só saía na boa. Numa delas, aos 37min, Pedro Beda recebeu entre os zagueiros macaenses e chutou sobre a meta de Rerysson. Foi o último lance de destaque do primeiro tempo.

Na etapa final, o panorama não se modificou muito. Precisando do empate, o Macaé Esporte até que criou boas jogadas, mas acabou ficando exposto ao contra-ataque. E, aos 8min, Pedro Beda recebeu na direita e mandou a bola na trave. Já aos 14min, os rubro-negros quase ampliaram com Paulo Sérgio, que completou de voleio cobrança de escanteio de Eric Flores.

O árbitro começou a se complicar aos 18min, quando Jhonatan foi derrubado dentro da área por Davidson. Primeira penalidade não marcada no jogo. No minuto seguinte, o Macaé poderia ter empatado com Alexandre, Ele recebeu livre na área, mas mandou a bola sobre o gol de Marcelo Valverde. Recuado, o Flamengo só assustou aos 29min em chute de Davidson da entrada da área, lance em que o goleiro macaense fez boa defesa.

Aos 35min, o segundo e clamoroso erro da arbitragem, na jogada em que o atacante Anderson, do Macaé Esporte, foi derrubado por trás, dentro da área, pelo zagueiro e seu xará rubro-negro Anderson. Para piorar, o juiz aplicou o cartão amarelo no jogador do alvianil. Já aos 44min, os macaenses tiveram a chance do empate com Miranda, que não conseguiu completar cruzamento de Giovani da esquerda.

A partir daí, o Flamengo administrou o placar e teve de marcar o segundo aos 47min. Em contra-ataque, num três contra um, Diego entrou pela direita e chutou firme para a espetacular defesa de Rerysson. Paulo Sérgio, em melhor condição, ficou revoltado com o companheiro, mas não houve tempo para mais nada. Final de jogo: Flamengo 1 x 0 Macaé.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 MACAÉ ESPORTE
Data/Hora: 19/04/2008 – 15h
Local: Estádio Giulite Coutinho
Árbitro: Estevão Cunha da Trindade
Auxiliares: Rebeca Martins de Magalhães e Fernanda Vieira do Nascimento
Cartões amarelos: Welinton, Airton e Paulo Sérgio (FLA); Dos Santos, Alerrandro, Leanderson e Anderson (MAC)
>> Flamengo: Marcelo Valverde; Davidson, Anderson, Welinton (Raphael) e Léo Ribeiro; Airton, Antônio, Eric Flores e Renan (Péca); Paulo Sérgio e Pedro Beda (Diego). Técnico: Adílio.
>> Macaé Esporte: Rerysson; Dos Santos, Lucas, Alerrandro e Giovani (Everson); Leanderson (Oziel), Lee (Miranda), Norton e Alexandre; Anderson e Jhonatan. Técnico: Carlinhos Ganjão.