Macaé ganha mais um ponto de cultura

10/08/2009 14:40:28 - Jornalista: Eloísa Seady

O Centro de Formação do Artista Cristão (Cefac) formado pela organização denominada “Missão Kerigma”, é o mais novo ponto de cultura de Macaé. O Cefac foi selecionado pelo edital dos Pontos de Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado Rio de Janeiro com o projeto “Mestre Fantoche Escola”.

A organização, sediada em Glicério, na região serrana, desenvolve vários projetos, incluindo uma Escola de Artes com aulas de piano, teclado, violão, canto e um ateliê de artesanato.

- Apesar de estarmos ainda desenvolvendo um trabalho embrionário de artes, já temos colhido frutos gratificantes com os cursos que já estão em funcionamento. O Mestre Fantoche Escola, projeto com teatro de bonecos selecionado pelo edital dos Pontos de Cultura, será desenvolvido em 24 escolas municipais, disse o dirigente do Cefac, o professor de piano da Escola de Artes Maria José Guedes, Raul Firmino Caldas Lavor.

Fundada há seis anos, a Missão Kerigma é um programa de arte educador que produz teatros pedagógicos com bonecos de fantoches e tem como protagonista “Francisco” da peça “A turma da professora Lina”. “Este espetáculo faz o maior sucesso entre a criançada, eles interagem e se identificam muito com o Francisco”, declara o dirigente.

Na sede do Cefac, está sendo montado um espaço alternativo onde funcionará um Teatro de Bolso. Raul acrescenta que a idéia é promover a cultura na serra em todas as suas vertentes, desde dança, passando pela música, chegando a poesia.

- Agora temos três pontos de cultura. Isto mostra que Macaé faz cultura com responsabilidade e qualidade. Estou muito feliz com esta conquista, avalia a presidente da Fundação Macaé de Cultura e secretária de Cultura, Sheila Polly.

Muito entusiasmado com o resultado, Raul finaliza dizendo que o município de Macaé, especialmente a região serrana, é detentora de uma rica tradição cultural. “Nos vemos como “caçadores de talentos” semeando numa região muito promissora, apesar de estarmos cercados de necessidades e limitações. Temos sonhos e cremos que podemos contar com o apoio não só da iniciativa privada, mas também da prefeitura”, afirmou.