Macaé ganha novo espaço para atendimento aos animais

18/06/2008 17:18:05 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Macaé já conta com uma moderna estrutura de proteção animal e preservação à saúde da população. Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (18) pelo prefeito Riverton Mussi a nova sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que conta com diversos serviços na área de saúde pública preventiva. A unidade ocupa uma área de 60 hectares e conta com canis, baias, gatis, laboratório e instalações administrativas.

A equipe já está trabalhando, recolhendo das ruas animais abandonados, como cachorros e cavalos. O próximo passo será o lançamento de uma campanha de conscientização junto à comunidade, mostrando a importância de cuidar bem dos animais de estimação. Durante a inauguração, o prefeito ressaltou que a criação de um local específico para o cuidado dos animais é projeto antigo e que tem a primeira dama, Márcia Moraes, e a gerente do CCZ, a veterinária Maria Cristina Pereira, como mentoras.

- Recebíamos muitas reclamações da comunidade sobre o problema de animais soltos nas ruas, que esperamos que sejam reduzidas com este novo centro. O CCZ vai atuar no recolhimento de cachorros, gatos e cavalos, mas a comunidade também tem que fazer a sua parte, não deixando seus bichos de estimação soltos e nem os abandonando nas ruas, disse o prefeito.

O secretário especial de Saúde, Luiz da Penha, lembrou que animais soltos nas ruas representam um problema de saúde pública em praticamente todos os municípios do país. A construção de um centro como este é mais uma ação do município pela qualidade de vida da população, evitando assim a propagação de doenças”, comentou o secretário.

O gestor do Fundo de Assistência aos Animais, Élcio Pontes ressaltou o resultado dos trabalhos executados pela equipe do CCZ, principalmente no que diz respeito ao controle e combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

- Agora com esta nova estrutura, vamos ampliar os serviços de recolhimento de animais, inclusive de grande porte, que é realizado pela Mactran. Todos os animais recolhidos passam por exames clínicos e laboratoriais. Vamos também criar aqui um programa de adoção destes animais, afirmou.

Na ocasião, a primeira dama, Márcia Moraes, considerada madrinha do projeto, foi homenageada pela equipe do CCZ. “Gostaria de agradecer aos profissionais do CCZ e ao prefeito por atender a mais esta solicitação da comunidade. Como afirmou Ghandy, o espelho de uma civilização é como ela trata os seus animais”, frisou.

Representando a Câmara Municipal, os vereadores Chico Machado e Paulo Antunes elogiaram a iniciativa do prefeito em oferecer à população um espaço onde os animais terão toda assistência. O vereador Chico Machado disse que irá propor a Câmara que o nome do Centro de Controle de Zoonoses seja em homenagem ao biólogo Marcelo Régis, um profissional incansável na defesa dos animais.

Já Paulo Antunes, líder do governo na Câmara, vai apresentar um projeto de lei que cria a obrigatoriedade do uso de focinheira nos cachorros nas vias públicas. Participaram da inauguração secretários municipais, autoridades militares, empresários e representantes da sociedade civil.