Macaé: melhor cidade do estado em desenvolvimento

04/08/2008 14:17:15 - Jornalista: Catarina Brust

Macaé é a melhor cidade do estado em desenvolvimento sócio-econômico, de acordo com o Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O diagnóstico foi feito a partir da análise das três principais áreas de desenvolvimento humano: emprego e renda, educação e saúde. A pesquisa foi realizada em todos os 5.564 municípios brasileiros. Enquanto Macaé ficou em primeiro lugar na colocação estadual e em 34º na análise nacional, Niterói, a segunda colocada no estado, ficou em 97º entre todos os municípios brasileiros.

A capital do estado do Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar e em 157º lugar no índice nacional.

O trabalho foi desenvolvido por técnicos do Sistema Firjan, com consulta a especialistas externos. Todos os anos o IFDM será divulgado visando o acompanhamento da evolução do desenvolvimento dos municípios brasileiros e os resultados da gestão municipal. “A cidade oferece muitas oportunidades na área de emprego e esses números estão crescendo com a chegada de novos empreendimentos imobiliários e comerciais, como o shopping que será inaugurado em setembro. É bom ressaltar que as vagas de emprego no município, principalmente no mercado onshore e offshore de petróleo e gás, exigem qualificação. Não adianta as pessoas virem para Macaé sem ter a capacitação necessária porque não vão conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, ressalta o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.

Na área da educação, Macaé possui uma oferta de 35 cursos superiores públicos e privados. Neste número já estão incluídos os cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que começarão a funcionar na cidade a partir do segundo semestre de 2009, na Cidade Universitária. Na área de pós-graduação, as instituições instaladas em Macaé oferecem em média cerca de 30 cursos.

Localizada na Linha Verde, uma das principais vias do município, a Cidade Universitária é o principal exemplo do desenvolvimento do Ensino Superior em Macaé. A meta é transformar a cidade no novo pólo universitário do estado do Rio.

No total, a Cidade Universitária ocupa uma área de 95 mil metros quadrados. Na primeira etapa de obras, foram construídos dois prédios – um para o Centro Administrativo e outro com 30 salas de aula, além de uma área para estacionamento com 200 vagas. Ao todo, o complexo terá sete blocos – seis somente para salas de aula, com 30 salas cada. A Cidade Universitária já concentra três faculdades gratuitas – UFF, UFRJ e FeMass. Ao todo, são 12 instituições de ensino superior e à distância.

Na saúde, o município possui um hospital de referência na região o Hospital Público Municipal (HPM), com 150 leitos e 321 médicos. Ao todo, são 1038 médicos da rede pública municipal para uma população de cerca 170 mil habitantes, cinco unidades de emergência 24 horas e o Hospital da Serra, no distrito de Trapiche.