Macaé: mutirão de combate à dengue acontece nesta quinta-feira

01/10/2008 15:07:08 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria Especial de Saúde vem intensificando suas ações de combate à dengue, através da mobilização e conscientização da população sobre os perigos da doença. Nesta quarta-feira (1º), foi realizado no auditório do Forte Marechal Hermes, o curso de formação de multiplicadores para o controle da dengue, com representantes de diversas instituições que irão participar do Mutirão de Combate à Dengue, que acontece nesta quinta-feira (02), no bairro Parque Aeroporto, e a IV Campanha de Homeopatia contra a dengue.

A ação, que faz parte do plano municipal de contingência para o controle da dengue, conta com a participação de diversas secretarias municipais, militares do Corpo de Bombeiros e do Exército, além de soldados da Guarda Municipal. Os agentes do combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses, junto com os voluntários, irão percorrer todas as residências e pontos comerciais visando a identificação de focos, a eliminação de criadouros e ações de educação em saúde com orientações e informações sobre a doença.

O mutirão terá início às 9h, na Praça Vira Copos, no Aeroporto, com a apresentação da esquete teatral “Cuidado com a Dengue”, encenado pela Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). Segundo o presidente do Fundo de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, a equipe do CCZ também fará um trabalho de controle do culex (pernilongo), nos locais de maior incidência. “A partir das 7h, a máquina pulverizadora pro-fog estará nas ruas próximas canais que cortam o bairro”, disse.

Capacitação – O curso ministrado pelo sargento do setor de apoio de saúde do Exército, Rafael Bittencourt, e pelos profissionais do CCZ, a bióloga Jaqueline Silva e o veterinário Johny Maia, abordou os conceitos morfológicos do inseto como, por exemplo, sua reprodução e todas as suas fases e os principais cuidados para evitar que o mosquito nasça.

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, ressaltou que a colaboração da população é imprescindível no controle e combate à dengue. “É importante que cada um mantenha sua casa livre de objetos que possam se tornar criadouros do mosquito”, alerta.

A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à doença. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Complexo - O complexo homeopático contra a dengue que será administrado nesta quinta-feira (02), será disponibilizado em todas as unidades de saúde do município, como Programa Saúde da Família, Unidades Básicas, Centros de Saúde e prontos socorros. O medicamento que é utilizado como auxílio para amenização da febre, dores no corpo e a diminuição dos riscos de complicações da dengue.

Visando atender um número maior de pessoas, algumas equipes estarão em pontos estratégicos como os terminais Central, Parque de Tubos e Lagomar, as praças Veríssimo de Melo, no Centro, e Vira Copos, no Parque Aeroporto, Calçadão da Avenida Rui Barbosa e no Bairro da Glória. Também participam das ações de combate entidades de utilidade pública Lions, Rotary e as Lojas Maçônicas.