Macaé na Campanha Nacional de Vacinação contra gripe

26/04/2008 15:15:00 - Jornalista: maria Izabel Monteiro

Com 45 postos fixos e unidade volante, Macaé participa neste sábado (26), do Dia Nacional de Vacinação contra Gripe para Idosos, que faz parte da Campanha Nacional desta importante vacinação, que atende a pessoas com 60 anos ou mais. Os postos estão espalhados em todo o município, inclusive na região serrana, nos PSF (Programa Saúde da Família), nas Unidades Básicas de Saúde, nos Nuams (Núcleo de Atendimento à Mulher) da Aroeira e Barra de Macaé, e no Centro de Especialidades Dr. Macyr Santos, no Barracão da Prefeitura situado no bairro Miramar.

Iniciada neste sábado, a campanha vai até o dia 9 de maio, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Em Macaé, a campanha tem o slogan "Não deixe a gripe derrubar você! Vacine-se". A secretaria Especial de Saúde (Semusa), através da coordenadoria de Saúde Coletiva e coordenadoria de Imunização, mobilizou 300 profissionais da área, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, motoristas, entre outros. Participam também da campanha, o secretário especial de Saúde, Luiz da Penha, e os coordenadores Laila Nunes (Saúde Coletiva), Edilson Simões (PSF), Luciano Ferreira (Enfermagem), com suas equipes de supervisão.

De acordo com a gerente de imunização do município, Soraia Fernandes, a campanha é do Ministério da Saúde, com a participação da secretaria estadual de Saúde e secretarias de saúde dos municípios. Macaé recebeu dez mil e quinhentas doses de vacina. A meta do Estado é vacinar 80% da população de idosos do município (nove mil e quinhentas pessoas), mas a meta municipal é vacinar 100% das pessoas com 60 anos ou mais. Além das vacinas, foi distribuído a cada posto material descartável, como agulhas, seringas e material impresso.

- Um exército de profissionais capacitados da área de saúde está mobilizado, para atender a população com 60 anos ou mais na vacinação contra a gripe - colocou Luiz da Penha.

Além da vacinação, uma equipe da Semusa visita, neste sábado, os asilos para atender aos idosos abrigados. Uma equipe móvel está preparada para atender, nas residências, aos idosos acamados. Para sso, é só os familiares comparecerem ao posto de vacinação mais próximo da residência e deixar os endereços, para que os idosos possam ser atendidos.

A vacinação contra a gripe em idosos acontece há cerca de dez anos. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é diminuir o índice de internações e amenizar as complicações que a gripe traz, principalmente em idosos e, estatisticamente, os objetivos têm sido alcançados.