Macaé na Semana de Prevenção à Drogas

22/06/2009 17:23:03 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Evento vai até sexta-feira

Começou nesta segunda-feira (22) a Segunda Semana de Prevenção à Drogas, na Praça Veríssimo de Mello, organizada pela prefeitura de Macaé. O objetivo do evento é colaborar na implementação de políticas sociais básicas de educação, cultura, esporte e lazer, que assegurem a prevenção ao uso e ao abuso de drogas. A Semana é uma parceria das subsecretarias de Infância e Juventude (Sinjuv) e d Políticas sobre Drogas(SMPD).

Até sexta-feira (26), abordagens educativas e informativas serão oferecidas à população sobre o uso do álcool e das drogas, por meio de palestras, danças, teatro, artes marciais e oficina de graffite.

- A nossa missão, além de orientar os jovens, é aconselhar os pais e responsáveis que sofrem com a descoberta da dependência química de seu filho. É muito importante que os pais estejam atentos, mantenham autoridades, mas não sejam autoritários. A tendência mais freqüente dos pais, ao perceberem todas essas mudanças, é tentar conversar, expressar preocupações, definir regras e impor limites, disse a coordenadora do Núcleo de Prevenção Primária, Zoraia Braz .

Ela ressalta ainda que é comum os adolescentes entre 12 e 14 anos sintam-se um pouco inseguros quanto à sua imagem e que alguns busquem nas drogas e no álcool a segurança que ainda não têm. É necessário que os pais ajudem os seus filhos a ter confiança em si mesmo, ressaltando suas habilidades e seu potencial.

Segundo a coordenadora da Sinjuv, Cíntia Carla da Silva, é de extrema importância promover a integração familiar, melhorar a autoestima e desenvolver projetos específicos de acompanhamento educacional. “O nosso alvo é planejar, elaborar , executar os programas e projetos do município, organizar eventos, atividades esportivas e culturais e desenvolver projetos de reabilitação e reintegração social envolvendo menores dependentes químicos”, comentou.

Programação

Terça-feira
11h - Palestra sobre “Alcoolismo na adolescência”
15h – Esporte - Karatê/Cover/RDB
15H30 – Teatro
16h – Palestra – “Como usar o esporte numa abordagem de prevenção primária”

Quarta-feira
10h – Esporte – Jiu-jitsu
15h - Art Luz – Dança moderna
16h – Conjunto de violino

Quinta-feira

10h - Dança
11h – Palestra – “Prevenção para juventude”
14h – Oficina de graffite
15h – Cover RDB
16h – Artes marciais

Sexta-feira

As atividades terá o início a partir das 10 horas e encerra às 17 horas com a décima Caminhada Contra a Droga.