Macaé no clima da 14ª Exposição Mangalarga Marchador

30/04/2009 19:36:42 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Variedades de 140 animais de excelentes qualidades e a presença de 45 criadores é um dos atrativos do evento

Foi dada a largada para a 14ª Exposição Mangalarga Marchador (Esmman), no Parque de Exposição Lattifi Mussi. O evento é uma parceria da Prefeitura Municipal de Macaé, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde e da Associação de Criador Mangalarga. O evento acontece todo ano em Macaé, e teve início às 9 horas desta quinta-feira (30), com exposição e prova de competição de animais da raça. São 140 animais Marchador Mangalarga da região Sudeste: participam cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Nesta sexta-feira (1º), Dia do Trabalho, a Esmman terá entre as atrações a Feirinha Agropecuária e o show de Forró da Banda Chega Mais, às 22 horas. O Parque de Exposição está aberto a partir das 9 horas com entrada gratuita. No sábado a exposição fica aberta até às 17horas.

- Em 1997, Macaé ficou em segundo lugar no ranking como uma das melhores exposições. A expectativa é aumentar ainda mais o número de visitantes. A raça nacional tem 300 mil animais registrados da Federação, o Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior de número de criação, mas quem lidera em primeiro lugar é o estado de Minas Gerais – informou o organizador do evento, Marcelo Sarzedas, ressaltando que a Esmman é uma atração em todos os estados brasileiros. “São percorridos 120 cidades e Macaé está sempre na competição”, destacou.

Segundo o presidente da Associação de Criador Mangalarga, Leandro Mattos, as variedades de 140 animais de excelentes qualidades e a presença de 45 criadores é um dos atrativos do evento. “A exposição é uma opção de entretenimento para todas as idades, o mercado do cavalo gera mais emprego do que a indústria automobilístico”, comparou. O local conta com um posto de saúde e ambulância em caso de emergência.

- Na competição, os animais puxados só podem participar de 12 a 36 meses. São dois árbitros que avaliam quesitos morfologia - estética e aplumos que são membros dos animais - e andamentos - comodidade, estilo, gesto e temperamento do animal. Se um dos animais empatar nos somatórios da marcha e da morfologia, o animal passará pela prova de ação - comentou Nelson dos Anjos, criador dos animais. Os animais de competições são vacinados, recebem alimentações, camas confortáveis e são treinados quatro vezes por dia. As finais das competições acontecem no sábado, a partir das 16 horas.

A História

A formação do cavalo Mangalarga Marchador teve a sua origem no Sul de Minas Gerais, na Fazenda Campo Alegre, sediada no município de Baependi. Naquela época, como o cavalo era o único meio de transporte, a notícia da existência de cavalos de andamento cômodo na Fazenda Campo Alegre despertou um grande interesse em todo o Sul do Estado de Minas e vários criadores adquiriram animais do Barão de Alfenas.

De acordo com estudos, a versão mais sensata quanto a origem do nome Mangalarga é que o mesmo procede da "Fazenda Mangalarga", localizada em Pati do Alferes, no Estado do Rio de Janeiro. Os donos daquela fazenda somente compravam os seus cavalos no Sul de Minas, e quando iam à Corte Real, no Rio de Janeiro, pelo caminho.