Macaé Paraolímpica participa de Regional Leste

26/06/2008 19:30:40 - Jornalista: Catarina Brust

A equipe do Macaé Paraolímpica participa do Campeonato Regional Leste, que começa nesta quinta-feira (26), em Campos. A competição reúne nove equipes que integram a primeira, segunda e terceira divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete de cadeirante. Um Congresso Técnico, nesta quinta-feira, define as chaves e quais equipes se enfrentarão na competição, que termina no próximo domingo (29).

Doze jogadores e uma comissão técnica - formada por cinco integrantes - participam da competição pelo Macaé Paraolímpica, patrocinada pela prefeitura por meio da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte). “Ano passado nossa participação no Regional Leste visava à classificação para a terceira divisão do brasileiro. Hoje estamos na segunda divisão e para a equipe é um treino de luxo. Vamos competir com equipes fortes, representantes de todas as divisões”, explica o técnico do Macaé Paraolímpica, Antônio Carlos Magalhães, o Pulga.

Além do Macaé, participam do Regional Leste a Acadef (RJ), Andef (Niterói), Esporte Sem Fronteiras (Campos), Aadef (ES), ANP (MG), Adefer (MG), Unifab (MG) e Aadevaço (MG). De acordo com Pulga, as equipes da Andef, ANP, Sem Fronteiras, Acadef e o Macaé são favoritas na competição. “Sendo que as quatro participam da primeira divisão do Brasileiro, enquanto o Macaé Paraolímpica vai disputar a segunda divisão que deve começar em novembro”, completa.

Os destaques da equipe do Macaé, de acordo com o técnico da equipe, são: Kennedy (vice-cestinha e o melhor jogador do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão de 2007), Ramires (jogador novo que veio do Espírito Santo), Jadir e Josiano. “ O Henrique também é um ótimo jogador que está despontando na equipe. Ele nasceu em Macaé e é uma revelação, podendo ser convocado para aa Seleção Brasileira sub-23”, informou.

No primeiro jogo da equipe, o Macaé entra em campo de luto, numa homenagem a Buiú, que faleceu no início da noite do último domingo (22), vítima de câncer. Claudinei Donizete Ernesto, de apenas 31 anos, mais conhecido como Buiú, era técnico do time infanto-juvenil da Liga Macaense Claudinei Donizete Ernesto. Buiú lutava contra a doença há mais de um ano, e foi enterrado em Franca (SP) sua cidade-natal. “A equipe quer fazer uma homenagem a ele”, disse Antônio Carlos.

Pequim - Antônio Carlos Magalhães, o Pulga, foi convocado para ser o assistente técnico da Seleção Brasileira de Basquete que disputará as Paraolimpíadas em Pequim, na China. O técnico da equipe macaense patrocinada pela prefeitura de Macaé, já participou das Olimpíadas de Atlanta (EUA) em 1996, como técnico. Desde 2006, à frente da novata equipe Paraolímpica de Macaé, Pulga, ganhou campeonatos e colocou o time na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.