Macaé Paraolímpico: Macaé conquista o Bronze no carioca

12/12/2008 15:12:46 - Jornalista: José Silva

A equipe de Basquete Cadeirante de Macaé disputou, no último final de semana, 6 e 7 de dezembro, o Campeonato Carioca de Basquete sobre Cadeira de Rodas. Além de Macaé e Rio de Janeiro, o evento reuniu várias equipes de Volta Redonda, ao sul do Estado do Rio, e da ONG Esporte sem Fronteiras, no Norte Fluminense.

O torneio realizado em Niterói, nas dependências da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef) contou com uma ótima platéia, que prestigiou a maioria dos jogos da competição, inclusive a fase final.

A equipe macaense foi à competição sem reforços e teve a sua base principal com jogadores formados recentemente no Projeto Macaé Paraolímpico, que atende mais de 40 cadeirantes no Ginásio Municipal, as terças, quintas e sábados, das 13h às 16h, com patrocínio da Prefeitura de Macaé e Fundação de esporte de Macaé (Fesporte).

Com um time sem grandes estrelas, o Macaé Paraolímpico contou, principalmente, com o espírito coletivo da equipe que jogou forte na marcação e no ataque, vencendo seus adversários um de cada vez. A equipe, atualmente integrante da 2ª divisão do campeonato brasileiro da modalidade, tinha consciência que enfrentaria dificuldades na competição, em especial no que diz respeito as três equipes da elite do basquete cadeirante brasileiro: a Andef, de Niterói; a ONG Esporte sem Fronteiras, de Campos; e a equipe da Acadef, do Rio de Janeiro, fortes favoritas ao título e a ocupar as três primeiras posições do campeonato.

Porém, a equipe macaense superou seus desafios e em um jogo eletrizante contra a Acadef surpreendeu a todos e, mesmo não jogando seu melhor basquetel, venceu a partida por apenas uma cesta de diferença, quando faltavam 40 segundos para o final, conquistando o inédito bronze para a cidade no Campeonato Estadual de Basquete Cadeirante.

Além da medalha de bronze na disputa coletiva, um atleta da equipe macaense também foi premiado. Josiano, que marcou 14 pontos na disputa pelo bronze recebeu o Troféu All Star, como um dos cinco melhores atletas da competição.

A equipe se prepara para as próximas competições, quando tentará a ascensão para a 1ª divisão do campeonato brasileiro, disputando a 2ª divisão do torneio este ano para que em 2010 esteja na elite do basquete cadeirante brasileiro.

Classificação dos cinco primeiros colocados:
Ouro - Andef – Niterói (1ª divisão)
Prata - ONG Esporte Sem Fronteiras - Campos (1ª divisão)
Bronze - Macaé Paraolímpico – Macaé (2ª divisão)
4º Lugar - Acadef – Rio de Janeiro – (1ª divisão)
5º Lugar - Volta Redonda – (3ª divisão)

Marcaram e jogaram na disputa pelo bronze:
Josiano - 14pts
Jadir - 10pts
Serginho - 6 pts
Henrique - 6pts
João - 6 pts
Heraldo - 4 pts
André - 2 pts
Fernando - 2pts
Serjão - 2pts