Macaé participa da Campanha Nacional contra a Rubéola

30/08/2008 16:21:25 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As unidades de saúde de Macaé estiveram movimentados durante todo o sábado (30), no Dia D da Campanha Nacional contra a Rubéola, vacinando homens e mulheres, de 12 a 39 anos contra a doença. O Dia D da Campanha foi aberto no Centro de Saúde Jorge Caldas, às 8h, com a presença do secretário especial de Saúde, Luiz da Penha.

Segundo informações da gerente do Programa de Imunizações do município, Soraia Fernandes, a vacinação está foi realizada em 42 unidades de saúde do município, incluindo o Centro de Saúde Jorge Caldas e as Unidades Básicas de Saúde e Programa Saúde da Família (PSF), tanto na cidade quanto na região serrana.

A vacinação, direcionada para homens e mulheres na faixa etária de 12 a 39 anos, tem como objetivo eliminar a rubéola e a síndrome da rubéola congênia nas Américas até 2010 e começou, tanto no Brasil quanto nos outros países da América, em 9 de agosto e será encerrada em 12 de setembro. Isso acontece porque os Ministérios da Saúde detectaram um aumento da incidência da doença nas Américas e têm o objetivo de que, em 2010, 95% da população esteja imunizada contra a rubéola.

Soraia Fernandes informou que em Macaé a vacinação contra a doença acontece de forma rotineira e que o município participou, em 2007, da campanha nacional para erradicação da rubéola."No ano passado, a campanha vacinou pessoas entre 20 e 39 anos. Esse ano foi ampliada a faixa etária para vacinação, para atingir a meta de erradicação da doença até 2010 em todo o continente americano”, lembrou.

Antes de receber a vacina, as mulheres em idade fértil devem assinar um termo de ciência de que não pretende engravidar nos próximos 30 dias, pois não podem tomar a dose as que estão grávidas ou pretende engravidar nesse período."Se a mulher tomar a vacina e engravidar no período, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para fazer o acompanhamento e receber orientações médicas”, disse Soraia, acrescentando que a meta de Macaé é vacinar 78.220 pessoas, que representa o total da população dentro da faixa etária.

- Desde que a campanha começou, em 9 de agosto, até esta sexta-feira (29) já haviam sido aplicadas 35 mil doses da vacina, quase a metade da meta, mas ainda falta muito. Queremos imunizar a todos na faixa etária e o Programa de Iminizações da secretaria de Saúde de Macaé firmou parcerias com a empresas, indo aos locais de trabalho para aplicar vacina. Solicitamos à Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) autorização para montar um posto de vacinação no Terminal Central. Se a autorização for atendida, estaremos nesse terminal, às terças e quintas-feiras para imunizar os usuários do transporte coletivo de Macaé. Uma informação importante é que mesmo quem já tomou e teve a doença, deve tomar a vacina, conclui Soraia Fernandes.

O que é a rubéola?

É uma doença aguda causada por um vírus, muito contagiosa e que apresenta alta transmissividade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por via respiratória. O indivíduo doente, ao respirar, lança no ambiente o vírus existente nas secreções nasais e garganta. No ambiente, os vírus são aspirados por outras pessoas.

É uma doença grave quando atinge a mulher grávida, pois a infecção na gestante pode causar abortos, o bebê pode nascer morto ou prematuro e com baixo peso. Além disso, a rubéola pode ser transmitida ao feto e o bebê nascer com a Síndrome da Rubéola Congênita (SRB).

A prevenção é feita através da vacinação. A vacina aplica-se por via subcutânea, no braço. Os efeitos secundários à vacinação são pouco freqüentes, leves e desaparecem em poucos dias. A vacina contra a rubéola é muito eficaz e protege 95% da população vacinada. No país serão cerca de 70 milhões de homens e mulheres a receber a vacina.