Macaé participa da Olimpíada de Língua Portuguesa

17/07/2013 16:26:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de textos

Macaé participa da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Esta edição prevê que nos anos letivos ímpares seja promovido trabalho com formação de professores e educadores, e capacitação, que será intensificada a partir do segundo semestre letivo. O projeto oferece dois tipos de cursos: presenciais e à distância, pela internet, via Comunidade Virtual, em datas específicas, conforme cronograma da secretaria de Educação.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpec).



O critério para definir o número de turmas de professores é o percentual de participação do estado na edição 2012 da Olimpíada. A previsão é que a formação se estenda até o mês de setembro.



Com isso, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas.



De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a ação permite que as secretarias ampliem ainda mais o trabalho e organizem cursos. “Nesta edição, as equipes da subsecretaria de Ensino Fundamental e coordenação pedagógica de Língua Portuguesa vão oferecer ainda mais apoio e acompanhamento, além de todas as ferramentas e intervenções para que os cursos sejam multiplicados e os professores ainda mais capacitados”, disse.

A programação tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Canal Futura, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que tem a secretária de Educação de Macaé como conselheira regional.



Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª anos do Ensino Fundamental, durante a edição no ano de 2008, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, ampliando a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendendo do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental, além dos 2º e 3º anos do Ensino Médio. O programa foi incluído como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação e passou a ser denominado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.


Fotos Relacionadas