Macaé participa de 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia

28/05/2010 11:04:32 - Jornalista: Grazielle de Marco

A Prefeitura de Macaé, representada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, participou, na quarta-feira (26), da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que acontece no Royal e Golden Tulip, em Brasília, termina nesta sexta-feira (28), e tem como tema central “Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”.

De acordo com o secretário, que é doutor e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, a participação em conferências nacionais é de grande importância para o município. “Nesses eventos, que tem a participação de governos, entidades privadas e sociedade, são traçadas as diretrizes e metas a serem cumpridas em termos de políticas públicas. Ao final da conferência, que já conta com a participação de mais de 10 mil pessoas, fecharemos um documento que servirá de base para a formulação de uma Política de Estado para a Ciência Tecnologia e Inovação, ancorada em um desenvolvimento sustentável, do ponto de vista econômico, ambiental e social”, ressalta.

Na abertura, pela manhã, antes das discussões, estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e o secretário-geral da conferência, Luiz Davidovich, além de 11 outros ministros.

De acordo com o ministro, o evento contribuirá para o crescimento do país, por meio de propostas que vão consolidar uma política de estado em ciência, tecnologia e inovação, com o desenvolvimento sustentável como foco principal. “O intuito é que a ciência nacional melhore cada vez mais a vida das pessoas e ajude o Brasil a crescer com sustentabilidade. Para isso, é fundamental uma ampla discussão entre os representantes dos diversos setores da sociedade”, disse Resende.

O evento está estruturado em eixos temáticos, sendo eles: O sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em áreas estratégicas e CT&I para o Desenvolvimento Social. “Nosso objetivo é aproveitar a oportunidade para trocar experiência com outros municípios e com cientistas da área, para a implantação de projetos em Macaé. Estão sendo realizadas várias palestras nesse sentido”, explica o secretário.

Anterior a Conferência Nacional foram realizadas as conferências estaduais, regionais e municipais. Nessa edição, os participantes avaliam as últimas quatro décadas de C&T no Brasil. A ciência e a tecnologia são áreas novas no país, por isso a necessidade de um balanço do atual Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC,T&I 2007-2010). A criação dos fundos setoriais, que constituem um mecanismo inovador de estímulo ao fortalecimento do sistema de C&T nacional, é um dos temas a ser avaliado. Os fundos têm como objetivo garantir a ampliação e a estabilidade do financiamento para a área.