Macaé participa de ação de cooperação internacional

24/03/2010 09:24:21 - Jornalista: Equipe Secom

A Prefeitura de Montevideu, capital do Uruguai, e a Cooperação Espanhola, promoveram o Encontro “Cooperação Descentralizada Pública e a Declaração de Paris”. Além da cidade de Macaé, representada pela coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta, participaram cidades brasileiras do Cone Sul e também do Peru e Chile.

Durante o Encontro, o principal tema debatido foi a necessidade de todas as cidades realizarem ações internacionais para promover resultados locais, nos âmbitos sociais, econômicos, ambientais, turísticos, comerciais, culturais, educacionais, artísticos, institucionais, políticos e outros.

- A cooperação internacional, muitas vezes, não é entendida corretamente. Infelizmente, isso é muito comum, a busca por resultados imediatos, gerando a descontinuidade e dispersão das ações. É preciso superar a cultura de projetos pontuais, isolados e entender que, através da cooperação, é possível captar recursos, oportunidades, ampliar competências, capacitações, conhecer e transferir experiências, tecnologias e conhecimento, de forma muito mais barata e mais ágil, disse Marielza Horta, afirmando que a participação de Macaé foi importante para a visibilidade e projeção positiva da cidade..

De acordo com a coordenadora, a cooperação internacional surgiu com mais força, a partir da Segunda Guerra Mundial e na década de 1980, a participação de cidades de todo mundo cresceu significativamente, mas foi em 1990, que as ações de cooperação internacional ganharam visibilidade e surgiram como respostas aos problemas locais.

Segundo dados, o número de ações articuladas em redes com outras cidades e instituições, e as relações bilaterais crescem a cada ano, principalmente nos países latino americanos, como Brasil, Argentina, Nicarágua, Peru, Chile e México.