Macaé participa de capacitação em boas práticas

06/06/2019 18:26:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação

Três fiscais e um biólogo da Vigilância Sanitária de Macaé participaram do treinamento

Macaé foi uma das 20 cidades convidadas a participar das capacitações teórica e prática ministradas pela Vigilância Sanitária do Governo do Estado. O objetivo foi qualificar os municípios para executarem ações de inspeção em indústrias de água mineral natural. A programação, iniciada em maio, aconteceu no auditório do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, e foi encerrada nesta quarta-feira (5).

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Macaé, Bruno Paes, três fiscais e um biólogo da Vigilância Sanitária de Macaé realizaram o treinamento, que possibilitou, ainda, um intercâmbio de conhecimento.

"Foi uma capacitação valiosa. Macaé conta com duas indústrias envasadoras de água mineral. Treinamentos como esse enriquece o processo de fiscalização no município", destacou o coordenador.

A capacitação teórica foi ministrada por técnicos do Laboratório Central Noel Nutels (LACNN-RJ), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Instituto Estadual do Meio Ambiente(INEA) e pelos técnicos da Vigilância Sanitária da Coordenação de Vigilância e Fiscalização Sanitária (CVFA) da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro(SUVISA-RJ). A programação contou ainda com a participação de técnico do Instituto Estadual do Ambiente-INEA, do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM e de técnicas do Laboratório Central Noel Nutels-LCNN-RJ.

Já a capacitação prática – “Oficina de avaliação do risco sanitário para indústrias que envasam água mineral”, foi ministrada por técnicos de vigilância sanitária que participaram da capacitação teórica. O conteúdo programático da oficina foi elaborado através de situações fotografadas durante inspeções nas empresas envasadoras de água mineral. Foram apresentadas situações de conformidade e não conformidade para avaliação do risco sanitário e tomada de decisão associadas as circunstâncias.

A Vigilância Sanitária de Macaé é referência no Estado, sendo a única apta a realizar inspeções e licenciamentos em todos os tipos de estabelecimentos de baixa, média e alta complexidade.

Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncia, a população pode realizar através do telefone (22)2762-0935, e-mail visa@macae.rj.gov.br, ou na própria sede da Covisa, que fica localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol.