Macaé participa de Encontro Empresarial Regional da Hotelaria

27/10/2009 17:11:19 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Encontro aconteceu no Hotel Travel Inn

A equipe da subsecretaria de Turismo de Macaé participou nesta terça-feira (27) do Encontro Empresarial Regional da Hotelaria do Estado do Rio de Janeiro – Região Costa Doce realizado no Travel Inn Hotel. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro – ABIH – promoveu o evento que teve como finalidade discutir assuntos relacionados à hotelaria e as perspectivas para o setor com a realização de grandes eventos como os Jogos Mundiais Militares Rio 2011, a Copa de 2014 (com jogos no Rio) e as Olimpíadas Rio 2016.

- São grandes eventos que estarão acontecendo nos próximos anos no Rio e que a cidade de Macaé poderá ter sua participação pela proximidade com a capital do estado. Temos que buscar formas de inserir Macaé como roteiro turístico para os visitantes que estarão na cidade do Rio de Janeiro. O município possui a maior rede hoteleira do interior do estado e, além do turismo de negócios, temos que fomentar agora o turismo de lazer com atrativos interessantes para o turista -, destacou o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior.

A Região Costa Doce abrange os municípios de Macaé, Campos dos Goytacazes, Caraoebus, Quissamã, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra com diversos atrativos, como praias, rios, montanhas, cachoeiras, lagoas, gastronomia, ecoturismo, parque florestal, entre outros. O Encontro incluiu palestras sobre O Papel da Associação de Hotéis na Região Costa Doce; Projeto de eficiência energética (Sebrae-RJ); Aspectos jurídicos para a Hotelaria (com o advogado da ABIH, Paulo Henrique); Apresentação do projeto Qualifica Brasil; Oportunidade para o turismo regional – Copa do Mundo 2014; Apresentação do presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual João Pedro e apresentação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

O deputado João Pedro destacou a necessidade da regulamentação da Lei do Turismo. “Precisamos alavancar o turismo aumentando o número de dias que o turista fica no estado. O turismo ainda é mal aproveitado no estado. Com todos esses grandes eventos que teremos no Rio, precisamos fazer um esforço para trazer um maior número de turistas. A comissão de turismo da Alerj está fazendo esse levantamento no sentido tratar dos entraves e da burocracia que acabam atrapalhando o desenvolvimento do setor. O turismo tem que ser visto como uma grande atividade econômica”, disse, acrescentando que está em estudo por indicação sua um projeto para reativar a ferrovia Macaé- Campos.

Lynsey Byers, representante da Match Services empresa contratada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para todos os eventos mundiais, falou sobre a importância e o tamanho dos eventos que acontecerão no Rio. “Vocês podem aproveitar, como cidade, os eventos que acontecerão antes e durante para trazer os turistas que virão para a Copa de 2014. A cidade de Colônia, onde o Brasil ficou concentrado para a Copa da Alemanha em 2006, recebeu cinco mil brasileiros. A Alemanha registrou aumento de 31% na diária para estrangeiros durante a realização do evento”, observou.

A representante da Match lembrou que as cidades interessadas em receber as seleções estrangeiras que participarão do Mundial de 2014, devem se preocupar com segurança, estádio, academias de ginástica, entre outros fatores. “Os times é que escolhem as cidades”, completou.