Macaé participa de Fórum do Idoso em Quissamã

29/09/2009 10:41:21 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Palestra aconteceu nesta segunda

Quissamã - A prefeitura de Macaé participou, na segunda-feira (28), do 1º Fórum do Idoso, em Quissamã. A subsecretária do Idoso, Cátia Crespo Schueler, foi convidada a participar do evento pelas políticas públicas para o idoso desenvolvidas no município e que são referência na região. O evento, que teve como tema “Participação do Idoso nas Políticas Públicas e a importância do Conselho do Idoso”, contou com a presença da representante da Superintendência da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Érica Rangel.

Cerca de 250 pessoas – a maioria de idosos – participaram do Fórum que foi realizado no Auditório da prefeitura de Quissamã, a partir das 14h. “A tarefa de vocês, hoje, é muito importante, pois vocês vão estar implantando o Conselho do Idoso. Através dele, vocês poderão exigir e fazer valer seus direitos previstos em lei”, destacou Cátia Crespo.

A palestra da subsecretária enfocou a importância das leis para os idosos, desde a Constituição Federal aprovada em 88. “Se não tiver leis todo seu trabalho fica enfraquecido. O Estatuto do Idoso assegura os direitos sociais e prevê uma rede de proteção básica à pessoa idosa”, completou.

Érica Rangel falou do papel fundamental do Conselho. “Nada pode ser trazido para o município para a implantação de programas e projetos sem passar antes pelos Conselhos de Assistência Social e do Idoso”, ressaltou.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Viviane Vieira, falou sobre os avanços nas políticas sociais e públicas para o idoso. “Houve um amadurecimento do poder público na construção de mais um conselho na cidade. A longevidade é um fenômeno mundial e o envelhecimento deve ser encarado como uma vitória. A grande questão é como a gente quer envelhecer. Hoje, vamos escolher entre as entidades, os representantes no Conselho do Idoso”.

A importância da participação popular foi enfatizada pela secretária de Ação Social de Quissamã, Elisabeth Sans. “Estamos centrando na efetivação de programas, projetos e benefícios para ampliarmos as ações sociais. Para isso, precisamos da participação popular”, disse.

O programa da prefeitura de Quissamã desenvolvido, desde 2000, para o Idoso é o Programa de Assistência ao Idoso (PAI). “Hoje, 807 idosos estão cadastrados no PAI e mais aguardando para entrar. O trabalho desenvolvido é planejado e executado por uma equipe multidisciplinar, além do benefício de bolsa auxílio e bolsa nutricional”, explicou a coordenadora do PAI, Tânia Magalhães.