Macaé participa do I Seminário Nacional de Gestores do Pronasci/ Ministério da Justiça

01/08/2008 17:36:37 - Jornalista: Cesar Dussac

Macaé participou do I Seminário Nacional de Gestores do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em Brasília, com mais 82 municípios, de segunda-feira (28) a quarta-feira (30), por intermédio da secretaria Executiva de Gestão Integrada do Município, que sugeriu a disponibilização de estagiários para auxiliarem as forças de segurança em suas atividades administrativas, medida incorporada nacionalmente ao elenco de ações que fazem parte do Programa.

A disponibilização de estagiários para auxiliarem as forças de segurança – sugerida por Macaé - e logo incorporada ao Programa, permite aos agentes a dedicação integral às atividades técnico-operacionais e de perícias”, explicou o secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada do município, Coronel Edmilson Jório.

Como resultado da participação do secretário Municipal Executivo do Gabinete de Gestão Integrada, Coronel Edmilson Jório, o Ministério da Justiça disponibilizará a infra-estrutura para a montagem do Gabinete, após cumpridas as exigências feitas pelo Ministério ao município. A relação do material é a seguinte: 29 computadores, três impressoras, duas Tvs 29 polegadas e uma 49 polegadas, um projetor com tela, quatro notebooks, duas telas de projeção 25 a 30 pontos de monitoramento com câmeras de vigilância, uma antena de transmissão de vídeo e conferência,19 ilhas de trabalho com mesas e cadeiras, uma mesa de reunião com 16 lugares, tudo no valor de R$ 980 mil.

Segundo o Coronel, o Gabinete será um instrumento de informatização capaz de recolher dados e informações de todos os setores da administração municipal, a serem analisados nas tomadas de decisão.

- Existe o entendimento de que todas as áreas da administração influenciam no nível de segurança pública, seja na educação, saúde, trabalho e renda, trânsito e outros setores. Os planos de ação do Pronasci focam o atendimento da administração pública com medidas de solução para o combate à violência, disse.

O coronel Jório destacou alguns dos principais procedimentos do Gabinete. “Dentre as principais ações do Gabinete está a utilização do tele-centro na capacitação dos guardas municipais em cursos de ensino à distância e a execução de vídeo -conferências entre as prefeituras do país. Outro destaque é a instalação de um banco de dados, que permitirá o processamento das informações e gerar soluções às demandas das comunidades para todas as atividades da administração pública municipal”, detalhou o coronel.

Segundo o secretário, o trabalho do Gabinete será acompanhado pelo Ministério da Justiça pelo Sistema de Monitoramento e Acompanhamento do Pronasci – Simap – elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

- A importância do sistema é que ele vai orientar a execução das ações sociais e operacionais, por meio da comparação com o trabalho dos demais municípios, trocando-se experiências, sempre centralizadas no Ministério da Justiça. Pode-se considerar a maior experiência que Macaé já teve no combate à violência, seja pela infra-estrutura do Gabinete, que está sendo disponibilizada, seja, principalmente, pela capacidade profissional e integridade moral das pessoas que compõem o Gabinete, concluiu o coronel Jório.