Macaé Pedal vai percorrer trajeto da ciclofaixa em apoio ao projeto

14/02/2017 14:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Ciclistas usam o espaço para trabalho e lazer, como é o caso do passeio marcado para esta quarta-feira

Ciclistas que fazem parte do movimento Macaé Pedal percorrem nesta quarta-feira (15) o trajeto da ciclofaixa que a prefeitura implanta em trechos urbanos para uso tanto de lazer, quanto de trabalho. O objetivo é demonstrar apoio ao conceito ecológico e viário do projeto.

A concentração será às 19 horas na Praça Washington Luiz, no Centro, com saída prevista para 19h30min, totalizando 33 quilômetros de percurso. Da praça, o grupo segue pela Rua Teixeira de Gouveia até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Papa João XXIII, no trecho de um quilômetro implantado desde a semana passada, que garante a expansão do local de circulação.

O novo espaço da ciclofaixa está interligado à ciclovia que corta as ruas e avenidas de Imbetiba e os ciclistas vão seguir pela sinalização horizontal do trajeto, passando pela Avenida Agenor Caldas e seguindo pelo Parque Valentina Miranda, viaduto, posto BR, Praia Campista, Cavaleiros e Lagoa de Imboassica, onde o grupo posará para uma foto com a bela paisagem de restinga.

Após as fotos e selfies, para quem ainda tiver fôlego, é a vez do retorno, que inclui Novo Cavaleiros, São Marcos, Estrada Norte-Sul, Vale dos Cristais e Residencial Palmeiras.

- Estamos a favor deste movimento de transformar Macaé em uma cidade ecologicamente melhor, o que é necessário para a mobilidade urbana. Além disso, é preciso lembrar que existe um Plano de Mobilidade aprovado na Câmara que prevê 65 quilômetros de ciclovia ligando Lagomar a Imboassica - comenta Carlos Monteiro, representante do Macaé Pedal, ressaltando que há quatro anos, em todas as quartas-feiras, os integrantes do movimento se reúnem na Praia Campista e percorrem 30 quilômetros de pura diversão, englobando toda a orla, São Marcos, Vale dos Cristais e Palmeiras.

- Esta quarta-feira o pedal será diferente e convidamos toda a família para participar desta atividade que faz bem para o corpo e a mente - afirma Monteiro, pontuando a importância do uso de equipamentos de proteção individual, como capacete e iluminação. A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que está em andamento a implantação da sinalização horizontal da ciclovia.