Macaé poderá sediar copa de beach soccer

05/11/2009 18:53:46 - Jornalista: Vivianni Acosta

Macaé poderá sediar copa de beach soccer. O anúncio foi dado pelo secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Alex Morais, nesta quarta-feira (4), durante a visita de representantes da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Beach Soccer, em Macaé.

Durante uma reunião, que aconteceu no ginásio poliesportivo Engenheiro Mauricio Soares Bittencourt, os representantes de quatro municípios (Macaé, Rio das Ostras, Conceição do Macabú e Quissamã) e a Federação de Beach Soccer definiram a participação dos times na copa regional, que terá Macaé como sede, com a finalidade de convocar os melhores jogadores para o campeonato estadual que irá se preparar para formar a seleção brasileira de beach soccer em 2010.

- Já estamos fazendo copas municipais para que a prática dessa modalidade seja realizada também fora da capital (Rio de Janeiro) e venha com força nesse verão, quando acontece os Festivais de Verão nas praias. A intenção é fazer campeonato a nível estadual e desse campeonato, sair os campeões para disputar o título carioca de beach soccer. A partir desse evento, convocar os melhores para fazer um jogo de exibição com a seleção carioca, que é a base da seleção brasileira e que tem destaques como os atletas como Benjamim, Bueno, Neném e outros – explicou o assessor jurídico da federação, Fábio de Moraes, completando que o torneio servirá como preparação para a Copa do Mundo.

De acordo com Tony Batalha, assessor da Região dos Lagos e Norte Fluminense e que representou a Subsecretaria de Esportes de Macaé, o encontro entre os municípios e a federação vem estreitar os laços e fortalecer a prática desse esporte que é uma mistura de duas paixões nacionais: praia e futebol.

- Além de estreitar os laços do Beach Soccer regional, a reunião serviu para definirmos as práticas que serão adotadas daqui pra frente – revelou.

Durante a reunião, que aconteceu no ginásio poliesportivo, foi enfatizado que a Federação tem a missão de difundir a modalidade do esporte em cada município e ditar as regras do jogo e que a partir de agora a copa regional deverá falar uma só linguagem.

Estiveram presentes, além de Fábio de Moraes e Tony Batalha, o Vice Presidente da Federação, Francisco Carlos Carneiro (Chicão), a assistente jurídica Isabella Moreira. De Quissamã, Fabiana da Silva, representando o secretário de Esporte, George Selem; Rio das Ostras, Luís Henrique representou o secretário de Esporte Carlos Alberto (Fiinho); Conceição de Macabu, o secretário de Esporte Carlos Augusto (Guta) e Macaé, Carlos José Souza Silva (Zeca), representando o secretário de Esporte, Alex Moraes.

História do beach Soccer - Inspirado no tradicional futebol de areia, o beach soccer começou no Brasil em 1993, no Rio de Janeiro, tendo como seu primeiro cenário a
Praia de Copacabana. Por ser um esporte inovador, que unia a habilidade dos jogadores em campo com o dinamismo que o público e os veículos de comunicação exigiam, rapidamente se espalhou pelo Brasil e por outros países do mundo.