Macaé: Projeto do PSF é aprovado pelo Ministério da Saúde

11/04/2008 16:02:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A implementação constante de novas ações que visam à melhoria da qualidade do atendimento da rede municipal de saúde torna os projetos na área de atenção básica um dos principais agentes para as mudanças dos indicadores de saúde da população. Dentro desta perspectiva o Programa Saúde da Família, da secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa), recebeu a aprovação do Ministério da Saúde para a implantação de novos serviços.

A partir do próximo mês, o programa ganhará um incentivo financeiro de R$ 186 mil por ano para o desenvolvimento de projetos voltados no combate à violência intra-familiar, saúde da mulher e da criança. Segundo coordenador do PSF, Edílson Simões, a verba será destinada para capacitação dos profissionais e compra de material permanente.

Os primeiros profissionais a receberem capacitação serão os agentes comunitários de saúde, que atuarão na identificação de casos de violência intra-familiar. Edílson explica que o agente só identificará os casos de violência, mas as ações caberão aos órgãos de competência. “A nossa meta é trabalhar na prevenção e ninguém melhor para atuar neste sentido do que os agentes comunitários de saúde, que são os principais elos de ligação entre o programa e a família”, frisa.

Edílson fala ainda que entre os materiais de uso permanente estão prevista a compra de dois computadores, aparelhos de glicemia capilar, detector fetal e material educativo para ser utilizado em palestras com os usuários.

O PSF Macaé conta atualmente com 185 agentes comunitários de saúde, que atuam em 28 equipes.

Expansão – Dentro do programa de expansão do PSF está prevista a inauguração da unidade do bairro Aroeira. Segundo o coordenador do programa, em aproximadamente 60 dias os moradores da Aroeira contarão com os serviços do PSF.

Atualmente, o bairro possui uma equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). O programa é considerado de transição para a Saúde da Família. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor.

Cada equipe do Programa Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, técnico/auxiliar de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. Em Macaé, a secretaria de Saúde incluiu no PSF os serviços de Fisioterapia, Odontologia, Serviço Social e Nutrição.