Macaé promove Campanha de homeopatia para Gripe A neste sábado

19/08/2009 16:59:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Camoanha já atendeu a cerca de 50 mil pessoas

A secretaria de Saúde de Macaé, por meio da coordenação de Saúde Coletiva, promove no próximo sábado (22), o dia D da Campanha de Homeopatia da Gripe A. Serão 13 pontos de distribuição do medicamento, funcionando das 9h às 16h.


De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, o objetivo da campanha é melhorar o sistema imunológico da população. “O uso do medicamento não impede que as pessoas sejam infectadas pelo vírus da influenza A (H1N1). É preciso manter os cuidados de higiene e as recomendações para evitar o contágio”, disse.

Laila ressalta que com o sistema imunológico fortalecido, a tendência é de que nas pessoas que vierem a contrair a doença, ela aconteça de forma mais branda evitando assim as complicações que podem levar ao óbito.

A utilização do medicamento homeopático para Gripe A começou no dia três de agosto e já foi distribuída para mais de 50 mil pessoas. O medicamento, com distribuição gratuita, poderá ser usado por pessoas de todas as idades, principalmente pelas que estão enquadradas nos grupo de risco - gestantes, crianças e idosos, além de cardíacos e pessoas com problemas respiratórios.

No sábado, no Centro de Saúde Jorge Caldas, haverá atendimento especial para as gestantes, consideradas como principal grupo de risco para Gripe A. A equipe de homeopatia estará orientando as grávidas e disponibilizando o medicamento para que possam usar em casa.

Além da homeopatia, a Secretaria de Saúde vem adotando diversas medidas para conter o avanço da nova gripe como a qualificação dos profissionais de saúde com cursos e treinamentos, descentralização dos atendimentos e licença para as gestantes que atuam nas unidades de saúde, assim como o remanejamento das que atuam no atendimento ao público em todas as secretarias municipais.

Além dos postos fixos, a campanha terá quatro postos volantes ao longo do dia. A equipe do setor de homeopatia irá percorrer as unidades hospitalares como Hospital São João Batista e o Hospital Público Municipal (HPM), o asilo e Lar São Francisco de Assis.

Audio

Entrevistado: DRa Laila Nunes Coordenadora de Saúde Coletiva
Reporter: Wilton Santos