Macaé realiza campanha de homeopatia contra dengue

20/01/2009 15:40:28 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

O apoio da população é essencial para o sucesso dos trabalhos desenvolvidos pelo município

A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) está organizando a primeira Campanha de Homeopatia contra a Dengue de 2009. O evento, que acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, vai mobilizar a sociedade para a importância do combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

- Em 2009, iremos nos empenhar mais ainda nessa campanha. Trabalharemos em contato direto com a população, percorrendo todos os bairros e localidades para que possamos juntos combater e vencer o mosquito da dengue - enfatiza o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.

Ele destaca a importância da continuação dos trabalhos para que Macaé continue livre de uma epidemia de dengue. "Nossa responsabilidade aumentou, pois mais difícil que evitar a epidemia é manter a cidade fora da área de risco da doença", diz, acrescentado que esta é uma das prioridades do governo Riverton Mussi.

O secretário acrescenta que o apoio da população é essencial para o sucesso dos trabalhos desenvolvidos pelo município. "A população precisa reforçar o trabalho da secretaria de Saúde, recebendo a visita dos nossos agentes de endemias e colocando em prática as dicas de prevenção e combate ao Aedes aegpti".

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, explica que, além da aplicação do medicamento homeopático, a população será orientada pelos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre os cuidados no combate ao mosquito.

No dia 30, o medicamento estará disponível nas unidades de saúde do Programa Saúde da Família (PSF). Cerca de 400 profissionais estarão atuando neste dia em diversos bairros e nos distritos da região serrana.

Já no sábado (31), a campanha será intensificada nos locais de grande movimento como o calçadão da avenida Rui Barbosa, no terminal Central, no Shopping Plaza Macaé, na praia dos Cavaleiros e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Laila lembra que a ação esperada do medicamento é a redução da febre e dores pelo corpo nos pacientes que já contraíram a doença. Quem não pegou dengue também pode tomar o remédio para que a manifestação do vírus não seja tão intensa em caso de contaminação. O medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.

As ações permanentes da Semusa contra a dengue mostraram resultados positivos em 2008. A incidência no número de casos da doença diminuiu mais de 65% em relação a 2007. Foram confirmados 1.477 casos em 2007, contra 511 em 2008.

- Apesar da grande queda no número de casos, não podemos atribuir a melhora no quadro apenas à homeopatia. Essa queda se deve ao trabalho continuado, aliado ao combate aos focos do mosquito. A homeopatia é uma terapia alternativa, mas os resultados são otimistas – considera.