Macaé realiza campanha de prevenção contra hepatite

19/11/2008 17:20:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Pouco conhecidas da população, mas que representam um grave problema de saúde no Brasil e no mundo, as hepatites virais foram tema da I Campanha de Prevenção e Orientação sobre as Hepatites Virais, realizada nesta quarta-feira (19) pela Coordenação do Programa DST/Aids da secretaria Especial de Saúde. A campanha aconteceu no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas.

Durante todo o dia, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/Aids e do laboratório Público Municipal, realizaram palestras e aconselhamento individual com os usuários, além da realização de teste rápido para hepatite C e sorologia para hepatite B.

A coordenadora do Programa, Vera Andrade, lembra que os resultados serão entregues pela equipe do CTA. Os casos confirmados serão encaminhados para tratamento. “Nosso objetivo é alertar a população sobre o problema, pois a maioria das pessoas só descobre que contraiu o vírus quando a doença atinge um estágio avançado e surgem os primeiros sintomas, o que pode acontecer décadas após a infecção, segundo os médicos”, alerta.

A estudante Maria Fernanda Vicente procurou a unidade para participar da campanha por conta de uma infecção. “Fiz um piercing na orelha e ele acabou infeccionando. Fiquei sabendo da campanha e resolvi fazer o exame. Não sabia que poderia pegar hepatite por causa do furo do piercing”, explicou.

Ao todo são cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E. A transmissão da B e C é feita por meio de relações sexuais sem proteção. As restantes são transmitidas por meio do uso de objetos perfuro-cortantes (como agulhas e seringas), amamentação feita pela mãe contaminada, transfusão de sangue e contato com alimentos contaminados, como frutas e verduras mal lavadas ou mal cozidas.

O gerente técnico do Programa DST/Aids, o médico Edilbert Pellegrini, lembra que quem não participou da campanha pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que faz parte do Programa DST/ Aids da prefeitura de Macaé. Lá é possível realizar exames que detectam não só as hepatites B e C, mas também anti-HIV e sífilis. O CTA fica na Rua Velho Campos, n. 354. O telefone para informações é 2765-4459.