Macaé realiza Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Pele

08/11/2008 11:35:06 - Jornalista: Marcia Pereira

A Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele foi marcada em Macaé com a realização de uma ação na Praça Veríssimo de Mello, no Centro. Foi montada uma tenda e, durante o dia, profissionais da área atenderam a população gratuitamente. Casos mais graves foram encaminhados para novos exames em postos de saúde da Prefeitura.

O evento é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Secretaria de Saúde de Macaé que cedeu vários médicos voluntários para atender a população. Um dos objetivos era para alertar para o aumento da incidência dos casos de tumores na pele com a exposição sem cuidados ao sol. Hábito que já parece enraizado na cultura brasileira. Segundo o coordenador da campanha em Macaé, o dermatologista e infectologista Edilbert Pellegrini, a maioria dos casos têm cura e o tratamento é acessível a quem procurar ajuda.

- O tratamento precoce leva a cura na maioria dos casos. Mas o melhor é prevenir. Desde os seis meses de idade, os pais já devem passar protetor solar nos bebês, explica.

Já nos adultos, a forma mais segura de evitar problemas na pele é o uso do filtro solar e outros tipos de proteção como óculos e boné, em caminhadas e na ida à praia. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Ela se concentra nos raios solares e em cabines de bronzeamento artificial.

Pelo terceiro ano consecutivo a campanha foi realizada no município. Depois do Centro de Saúde Jorge Caldas e da Praia dos Cavaleiros, chegou a vez da campanha ser realizada numa praça, com o objetivo de atingir um maior número de pessoas.