Macaé realiza Encontro Intermunicipal de Segurança Escolar

30/07/2019 14:21:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Evento reuniu representantes de diversos municípios

Para trocar experiências, representantes das guardas municipais da região participaram, nesta terça-feira (30), em Macaé, do 1º Encontro Intermunicipal de Segurança Escolar. O evento, que aconteceu no auditório do Senai, reuniu profissionais de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, São Gonçalo e Campos dos Goytacazes.

O coordenador de Apoio Preventivo e Educativo da Guarda Municipal, Carlos França, destacou que a ideia foi conhecer as boas práticas de cada cidade e, assim, adotar medidas padronizadas. “Em Macaé, elaboramos estudo de todas as unidades escolares e procuramos realizar as rondas escolares, conforme o perfil de cada uma delas. A proposta é realizar trabalho de prevenção e educação”, acrescentou.

A programação contou com apresentação das guardas municipais e suas experiências, discussão de rotinas operacionais, estudo de casos e debate.

A organização do encontro é da Secretaria de Ordem Pública, por meio da Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo da Guarda Municipal de Macaé. O setor tem um efetivo de 60 agentes que realizam, em média, a ronda escolar em 35 unidades por dia.

Prevenção

Em Macaé, educação e segurança pública caminham juntas. A ação preventiva da Coordenação de Apoio Preventivo Escolar (Cape) reforça sua atuação no entorno das unidades escolares. Esta é outra ação da Guarda Municipal, com cinco frentes de trabalho: Patrulhamento Escolar; Ronda Escolar; Apoio Educativo; Vigilância Patrimonial e Apoio Comunitário Escolar.

O projeto Cape surgiu em 2014, com cinco grupamentos diferentes. A ronda escolar atende 107 escolas, voltadas para o público adolescente, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O Apoio Comunitário Escolar é um grupamento formado por pessoas que foram treinadas para obter dados de toda comunidade escolar.

Já o Apoio Educativo é responsável por apresentações com temas que trabalham a "Cultura da Paz". A Vigilância Patrimonial atua na proteção das unidades escolares. O Patrulhamento Escolar busca prevenir as ocorrências em unidades que apresentam os maiores índices relativos à violência.


Fotos Relacionadas