Macaé recebe a primeira Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos

18/04/2008 17:46:27 - Jornalista: Simone Noronha

Levar os programas de responsabilidade social para fora dos muros das empresas offshore. Este foi o desafio proposto pelo secretário especial de Desenvolvimento Humano da prefeitura de Macaé, Jorge Tavares Siqueira, durante o lançamento da primeira Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos. O evento, que acontece de 13 a 15 de maio no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), está sendo organizado pela revista Visão Social, com apoio da prefeitura.

Representando o prefeito Riverton Mussi no evento, o secretário de Desenvolvimento Humano lembrou da necessidade urgente da sociedade macaense se conscientizar que responsabilidade social é um dever de todos. “Entre as cidades da Bacia de Campos, Macaé é a que mais sofre os impactos trazidos pela indústria do petróleo, principalmente os sociais. É para cá que vêm as pessoas sem qualificação para o mercado do trabalho, aumentando os bolsões de pobreza e os índices de violência, entre muitos outros problemas de infra-estrutura”, comentou Jorge Siqueira. O secretário, que vai presidir um painel durante a feira sobre a Rede de Proteção Social de Macaé, disse que está confiante de que o evento trará resultados práticos para o município.

A Feira tem como principal objetivo reunir empresas, ongs, instituições e prefeituras dos municípios produtores de petróleo do litoral fluminense para discutir a importância das ações de responsabilidade social em todas as esferas da sociedade. Além de ter um estande na Feira, a prefeitura vai aproveitar o evento para apresentar os seus projetos sociais – hoje integrados pela Rede de Proteção Social, ferramenta tecnológica que funciona como um banco de dados único do cidadão para cadastramento nos programas e projetos da prefeitura. O tema da Feira – “O desafio da Sustentabilidade” – também vai servir para que o município apresente durante o evento as ações que estão sendo feitas para preparar Macaé para o futuro, com alternativas econômicas diferentes da exploração de petróleo.

De acordo com o organizador do evento, o jornalista Martinho Santa Fé, a Feira terá cerca de 80 estandes, dos quais 20 serão gratuitos para as ongs da região. “O evento será também uma excelente oportunidade de aproximar as ongs das empresas, que cada vez mais têm interesse em investir em responsabilidade social”, explicou o jornalista. Durante o evento, será realizado também o Fórum de Responsabilidade Social, onde palestras e painéis vão discutir os temas “O desafio da Sustentabilidade”, “Ferramentas de Gestão de Responsabilidade Social” e “Bons Negócios Sustentáveis”.Outra atração da Feira será a rodada de negócios sustentáveis, com a participação de empresas que usam ações de responsabilidade social de seus produtos, como por exemplo, alimentos orgânicos.

Também participaram do lançamento da feira a representante da Gerência de Comunicação da Petrobras, Andréa Lopes, a vereadora Marilena Garcia, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Francisco Agostinho, e representantes de organizações não-governamentais. Além da prefeitura de Macaé, a Feira de Responsabilidade Social conta com apoio e patrocínio da prefeitura de Quissamã, da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

Contatos para maies informações sobre o evento podem ser feitos pelos telefones (22) 2772-2569 e 30870690, pelo e-mail contato@feirarsbaciadecampos.com.br ou pelo site www.feirarsbaciadecampos.com.br.